quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Mês da Consciência Negra tem extensa programação

Atividades seguem até 30 de novembro e contemplam todo o Estado



Durante todo este mês de novembro Pernambuco terá uma extensa programação para celebrar o Mês da Consciência Negra. O lançamento oficial das atividades foi feito na manhã desta quarta-feira (4), no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), pelo secretário de Isaltino Nascimento. Também foram divulgadas as peças de divulgação (banners, cartazes, faixas e folders) que serão utilizadas durante o mês. A programação começa com a 9ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, com saída do Marco Zero, no Recife Antigo, na tarde desta quarta-feira.

"Esta programação dá um passo à frente para que possamos garantir que a temática seja apropriada pelo Estado e pela sociedade. É um trabalho para mostrar o lado positivo do ser negro. Temos o compromisso de usar o espaço público para fortalecer essa causa em Pernambuco", justificou Isaltino Nascimento. Logo em seguida, Isaltino apresentou o cronograma de atividades programadas para todo o mês e que será executada em parceria com secretarias e órgãos estaduais, diversos municípios e instituições ligadas à luta pela igualdade racial. Estão previstos seminários, palestras, caminhadas, encontro inter-religioso, festival quilombola e apresentações culturais.

A agenda de atividades contempla todas as regiões do Estado, com a realização de eventos no Recife, Ipojuca, Abreu e Lima, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana; Caruaru, no Agreste; Palmares, na Zona da Mata; e Salgueiro, no Sertão. A programação foi organizada pela Secretaria Executiva de Segmentos Social (SESS), através da Coordenadoria de Igualdade Racial.

De acordo com Isaltino Nascimento, no dia 26, no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara fará o lançamento do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial (PCRI), assinará um decreto instituindo o Grupo de Trabalho para construir o PCRI e outro instituindo a Medalha Solano Trindade, para homenagear, anualmente, cinco personalidades com militância e serviços prestados à causa. Neste mesmo dia o governador também irá empossar os dirigentes do Fórum Estadual de Gestores de Promoção da Igualdade Racial (Fogepir)

As celebrações serão encerradas no dia 30 de novembro com dois eventos: uma audiência pública, pela manhã, com a Comissão Estadual da Verdade para discutir "Violação dos Direitos à Religiosidade de Matriz Africana durante a Ditadura Militar”. À noite, das 19h às 22h, está programada uma festa no Pátio de São Pedro, no bairro de São José, para celebrar Zumbi dos Palmares.

O evento desta manhã contou com a presença de representantes de diversos órgãos e instituições, entre eles José de Oliveira, representando o Movimento Negro Unificado (MNU); Samuel da Luz, da Gerência de Igualdade Racial da Prefeitura do Recife; Alan de Oxalá, do Conselho Estadual de Igualdade Racial (Coepir); Penélope Andrade, secretária de Assistência Social de Moreno; e Janaína Santos, da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Igarassu.

ZUMBI DOS PALMARES – O Mês da Consciência Negra faz alusão aos 320 anos de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (1695-2015). O dia 20 de novembro foi instituído como Dia Nacional da Consciência Negra pela da lei nº 12.519/2011. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, 5.119.290 da população pernambucana é composta por negros e negras.

Nenhum comentário: