segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Arcoverde decreta situação de emergência

Prefeita Madalena Britto decreta situação de emergência por causa da epidemia de dengue e do aumento de incidências de Chikungunya e Zika, vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. 

O decreto Nº 209/2015 foi assinado nesta segunda-feira (30) e será válido por 90 dias. Com essa decisão,  a prefeitura pode adotar imediatamente, sem licitação, medidas administrativas necessárias para imediata resposta à situação, como implantação de força- tarefa para enfrentamento do mosquito e contratação temporária de profissionais.

A partir de hoje (30), o grande mutirão mobilizado pela secretaria de Saúde desde a última quinta-feira (26), está nas comunidades de Barragem, Imagel e Jardim Petrópolis, que ficam no bairro do São Cristóvão.

Para isso, os agentes de Endemias, agentes Comunitários de Saúde e funcionários da limpeza pública estão juntos nas visitas às residências. A ideia é coletar qualquer material sem uso, que possa servir de criadouro para o mosquito e fazer o trabalho de conscientização na coleta do lixo.

A Secretaria de Obras, que já iniciou a limpeza nos terrenos baldios e nos canais, só nesta manhã, retirou muitos entulhos no interior do Centro de Educação Física. “Recolhemos sete bacias sanitárias. É impressionante, como transformaram o local em lixão e o quanto existe de materiais propícios a criadouros do mosquito”, declarou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Lins.

A força tarefa continua nesta semana com o seguinte calendário: 01/12 – Faculdade, Vila da Rodoviária, AABB, Vila do Presídio, Jardim da Serra, ruas próximas a GRE e GERES; 02/12 – Tamboril, Cagepe, ruas próximas a Oca do Buda e ruas próximas a do motorista; 03/12¬ – COHAB II, Veraneio, Alfredo Souza Padilha; 04/12 – Boa Esperança e Cidade Jardim.

“Recebi informações, que 90% das casas visitadas só hoje (30) estão sem as tampas dos reservatórios aéreos. É preciso que a população nos ajude”, declarou a prefeita Madalena Britto, que autorizou o uso de um drone (aparelho que grava imagens aéreas) para inspecionar os reservatórios, que ficam em cima das casas.

A prefeita Madalena estará reunida ainda nesta segunda, às 16h, com o Governador Paulo Câmara e com todos os prefeitos de Pernambuco, no Hotel Canariu’s, em Gravatá, para debater o PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A presença do Ministro da Sáude, Marcelo Castro já foi confirmada.

Fotos: Israel Leão

Nenhum comentário: