quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Carnaval pela Vida sensibiliza mais de 60 mil pessoas‏

Ações realizadas pela campanha da SDSCJ focaram na prevenção e proteção

  

Mais de 60 mil pessoas foram sensibilizadas pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) durante o Carnaval em Pernambuco, em 2016. Com a campanha intitulada “Carnaval pela Vida”, as ações tiveram como foco principal a prevenção e proteção, com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, o trabalho infantil, a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, o preconceito à população LGBT, além da discriminação racial.

As atividades foram realizadas por equipes multidisciplinares que foram às ruas, sobretudo nos quatro dias da Folia (6 a 9 de fevereiro) e na Quarta-Feira de Cinzas (10). Trabalharam integrantes da Ouvidoria, dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) Regionais, do Programa Atitude, assim como da Coordenadoria LGBT, da Coordenadoria de Igualdade Racial e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD).

A Ouvidoria da SDSCJ funcionou 24 horas, durante cinco dias (6 a 10 de fevereiro). Os dois contatos do serviço (0800-081-4421 e 9.8494-1298) estiveram disponíveis. As equipes também trabalharam no meio da folia realizando a divulgação das ações da SDSCJ. Desse modo, cerca de 20 mil pessoas foram abordadas. A Ouvidoria iniciou o trabalho no Juizado do Folião, durante o Galo da Madrugada, em dois pontos: Estação Central do Metrô e no Fórum Thomaz de Aquino. As equipes também foram para Olinda e Bezerros.

“Este ano conseguimos realizar ações com equipes multidisciplinares. Com isso, atingimos um grande número de pessoas orientando e sensibilizando sobre os trabalhos de prevenção realizados pela SDSCJ. Apesar de estarmos enfrentando uma crise financeira tivemos criatividade para pensar em ações que chegassem ao maior número de pessoas”, destacou o secretário Isaltino Nascimento. No sábado (6), Isaltino esteve no Camarote da Acessibilidade do Galo da Madrugada após acompanhar o governador Paulo Câmara.

Mas as ações da SDSCJ começaram bem antes dos dias oficiais da folia. Desde meados de janeiro os técnicos dos CREAS Regionais e do Programa Atenção Redobrada já realizavam atividades. Os CREAS foram responsáveis pela orientação e sensibilização da população, sobretudo em rodoviárias municipais, bares, feiras livres e sinais de trânsito. Já o Atenção Redobrada capacitou técnicos de municípios, policiais militares, taxistas e outros atores acerca da necessidade de garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

PROTEÇÃO – Os profissionais da assistência social começaram as ações socioeducativas que sensibilizaram e mobilizaram os foliões na prevenção e proteção no dia 21 de janeiro. Foi focado, principalmente, a exploração sexual de crianças e adolescentes, o trabalho infantil e a venda de bebida alcóolica para menores de 18 anos.

De 6 a 9 de fevereiro, aproximadamente 10 mil pessoas foram sensibilizadas. Bares e restaurantes também foram visitados. Estabelecimentos comerciais tiveram faixas e cartazes afixados em suas entradas. Folders e adesivos com informações sobre as ações da SDSCJ e dos números da Ouvidoria foram entregues à população.

As ações foram realizadas em várias cidades: Zona da Mata – Nazaré da Mata, Barreiros, Catende, Palmares, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Vitória de Santo Antão; Agreste – Caruaru, Pesqueira, Bezerros, Lagoa dos Gatos, Garanhuns; Sertão – Salgueiro, Terra Nova, Triunfo, São José do Egito, Tabira e Afogados da Ingazeira.

DROGAS – O Programa Atitude trabalhou a prevenção e orientação para a redução de danos e o cuidado ao uso e abuso no consumo de crack e outras drogas. Além disso, desenvolveram atividades voltadas para a garantia dos direitos das pessoas em situação de risco pessoal e/ou social através de conscientização e busca ativa.

Mais de 28 mil pessoas foram abordadas entre 6 e 9 de fevereiro. Elas tiveram orientação e receberam material informativo com o objetivo de esclarecer sobre a temática, e insumos, como água mineral, preservativo e gel lubrificante. Em 2014 foram abordadas 10,3 mil pessoas. Em 2015 foram 11,2 mil.

As equipes do Atitude nas Ruas foram distribuídas por focos de folia no Recife (Pátio de São Pedro), Olinda (Praça do Carmo e Varadouro), Ipojuca (Bloco da Sucata), Cabo de Santo Agostinho (Bloco do Pacote) e Bezerros (desfile dos papangus, QG do Frevo e Praça São Sebastião).

SENSIBILIZAÇÃO – As ações dos técnicos do Programa Atenção Redobrada aconteceram, sobretudo, antes do Carnaval. Em parceria com órgãos e entidades que compõem a rede de proteção às crianças e adolescentes, os trabalhos desenvolvidos contemplaram formações com o Sistema de Garantia de Direitos do município de Bezerros e ações de sensibilização com os usuários do metrô e do TIP.

Também forneceram material educativo à Empresa Pernambucana de Turismo (EMPETUR) para repasse ao serviço de atendimento ao turista e à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL). Além disso, disponibilizou material e apoio técnico para o planejamento de ações de enfrentamento às violações de direitos às crianças e adolescentes de 14 municípios.

ACESSIBILIDADE – Pelo quinto ano consecutivo as pessoas com deficiências e idosos tiveram a oportunidade de participar de mais uma edição do Camarote da Acessibilidade. Em 2016, a SDSCJ apoiou a montagem das estruturas acessíveis em três municípios pernambucanos: Recife, Olinda e Bezerros.

Todas as 1225 vagas foram ocupadas. Para o Galo da Madrugada, foram 400 lugares disponíveis. O Carnaval de Olinda contou com 150 lugares cada um dos quatro dias (6 a 9 de fevereiro). E em Bezerros, foram 75 vagas para cada um dos três dias de festa na cidade (7 a 9 de fevereiro).

O projeto, coordenado pela SDSCJ, através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), ofereceu conforto aos usuários. As estruturas tinham rampas de acesso, banheiro químico adaptado, piso tátil para as pessoas com deficiência visual e intérpretes de Libras.

LGBT – A equipe da Coordenadoria LGBT realizou ações de orientação e conscientização nos principais pontos de diversidade dos carnavais do Recife, Olinda e Bezerros. As atividades para o público LGBT no Recife aconteceram no Polo da Diversidade, localizado no Pátio de São Pedro, de 6 a 9 de fevereiro.

Em Olinda, a Rua 13 de Maio, conhecida por concentrar grande público LGBT no Carnaval da cidade, foi o local escolhido estrategicamente para a ação de 7 a 9 de fevereiro. Em Bezerros, a ação aconteceu em parceria com a Ouvidoria da SDSCJ, durante o desfile dos papangus, no domingo de carnaval (7).

IGUALDADE RACIAL – A Coordenadoria de Igualdade Racial, em parceria com as prefeituras de Recife e Olinda, concentrou suas ações nos polos tradicionalmente ligados à cultura negra. Na Capital, o Núcleo Afro, no Pátio de São Pedro, foi a referência para a realização de sensibilização junto ao público entre os dias 7 e 9 de fevereiro. O Polo Afro, no Pátio do Terço, também recebeu a equipe para apoiar os eventos no espaço. Em Olinda, a Casa CRER, no Carmo, foi o ponto de apoio entre 6 e 9 de fevereiro.​

Nenhum comentário: