terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Trator na Roça impulsiona produção rural de Arcoverde

“O município de Arcoverde está sendo abençoado com as chuvas e nós não podemos, deixar de atender as famílias do campo”, determinou a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto. Foi com este sentimento, que o secretário de Agricultura, Alberto Vaz, priorizou o trabalho de atendimento aos lavradores que precisam do Programa Trator na Roça.

Desde o início de ano, várias localidades já receberam o auxílio do maquinário como: Ipojuca, Queimada da Onça, Fundão, Caraíbas, Serra das Varas e Gravatá. O Programa Trator na Roça beneficia o homem e a mulher do campo e garante a preparação do solo por meio da aragem. “Bem mais rápida, do que se for feito apenas por pessoas com a enxada. Aproveita a terra molhada e planta no tempo certo.”, enfatiza o secretário de Agricultura, Alberto Vaz.

Para o agricultor do Sítio dos Poços de Cima, Givanildo da Silva, 49 anos, que está recebendo pela primeira vez o Trator na Roça em sua propriedade, o programa traz alegria e esperança de tempos melhores. “Nunca tivemos essa ajuda aqui na zona rural. Se sempre fosse assim, não faltava alimentação no campo”, falou Givanildo que planta milho, feijão de arranca e de corda.  “A gente vive do que planta, para ter um trator desse durante duas horas nas nossas terras custa R$ 260,00. Agora a gente tem de graça”, finaliza.

O objetivo do Trator na Roça é impulsionar, ainda mais, a produção rural do município, aproveitando o tempo propício para aragem. “Enquanto houver chuva estaremos trabalhando”, esclarece Vaz, que pede aos agricultores, os quais tenham interesse em ser atendidos pelo Programa Trator na Roça, para que se cadastrem na sede da Secretaria de Agricultura, localizada no Cecora, na Avenida Zeferino Galvão, 690, Centro. Fone: (87) 3821.3045.

O Programa começou em julho do ano passado, quando, na época, beneficiou mais de 80 propriedades rurais. “Apesar de termos uma área rural pequena a prefeita Madalena tem um olhar diferenciado para o povo do campo”, declara Vaz.

Rural – Desde 2013, a gestão da prefeita investe na zona rural. De lá pra cá, já foram entregues cerca de 1.200 cisternas de 16 mil litros e mais de 50 banheiros nas comunidades rurais. É realizado também um grande trabalho de manutenção com a limpeza das barragens e barreiros e conservação das estradas vicinais.

Outro diferencial foi a chegada do Programa Mais Saúde no Campo, que leva, quinzenalmente, por meio do ônibus da saúde, consultas médicas, procedimentos odontológicas, além de serviços de enfermagem com orientação preventiva e vacinação.

“É preciso ter cuidado e atenção com nossa gente, independentemente, da localidade onde se mora, seja no centro da cidade ou no campo”, defende Madalena.


Fotos: César Almeida

Nenhum comentário: