terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Quarta-feira é dia de Arcoverde se unir contra o Aedes Aegypti

A Comissão de Combate ao Aedes Aegypti de Arcoverde se reuniu na segunda-feira, dia 22, à noite, no auditório do CDL para acertar os detalhes finais do Dia D que acontece nesta quarta-feira, dia 24. A proposta desta grande mobilização é conscientizar as pessoas para que cada uma busque e elimine os focos dentro de sua própria residência e que peçam a parentes, amigos e vizinhos, que façam a mesma coisa. 

Estiveram presentes representantes de associações de moradores, Rotary, Maçonaria, igrejas Católica, Batista e evangélicas, imprensa (rádios, jornais e blogs), Polícia Militar, Compesa, gestores de escolas, profissionais de saúde, bombeiros entre outros. O autor da ideia do Dia D em Arcoverde, Padre Adilson Simões, explicou que a participação de toda a cidade é imprescindível. “Uma campanha como essa, ou vamos todos juntos ou ela não funciona. Precisamos cuidar de nossa casa, nossa cidade, o lugar em que vivemos. E isso não depende somente da Prefeitura. Não podemos ficar de braços cruzados esperando que alguém faça por nós. O povo mobilizado é capaz de mudar tudo. Por isso precisamos da organização e da mobilização popular”, disse o padre. 

O pastor Tibério, da Igreja Batista da Boa Vista, disse que já convocou pastores de várias igrejas e a grande maioria confirmou que vai participar do Dia D. “As pessoas tem que sentir na pele este desafio. Por isso, estamos estimulando todos os membros da nossa Igreja a estar presente no evento”.

A secretária de Saúde do Município e também integrante da Comissão, Andreia Britto, espera também a participação dos empresários da cidade: “sugiro que as empresas interessadas em fazer parte se reúnam com seus funcionários para buscar e eliminar possíveis focos no seu estabelecimento e no Dia D exponha uma faixa aderindo ao movimento”.

Desde outubro do ano passado, a Comissão de Combate ao mosquito vem realizando palestras em: igrejas, comunidades, associações de bairros, empresas. A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, determinou a criação de uma força tarefa envolvendo os agentes de endemias; solicitou a vinda do Carro Fumacê, que passou 22 dias percorrendo todos os bairros; fez mutirão de limpeza com ação integrada da Secretaria de Saúde, Secretaria de infraestrutura e Exército; incrementou o trabalho de equipes com bombas costais, utilizando inseticida para matar o mosquito; mobilizou equipes das Secretarias de Saúde e Educação, em parceria com o Exército, para trabalhar na zona rural; além da mobilização realizada em escolas municipais e estaduais, onde o tema foi trabalhado em sala de aula.

Durante o evento do Dia D, a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Saúde, vai divulgar o cronograma do próximo mutirão de limpeza, que será feito do dia 02 até 22 de março.



Fotos: David Mayer

Nenhum comentário: