terça-feira, 31 de agosto de 2010

PE reivindica área livre de febre aftosa

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, junto a sete secretários e representantes de estados nordestinos têm audiência nesta quarta-feira (1º), em Brasília, com o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Serrano. O assunto principal é o pedido para agilizar o processo para reconhecimento da região como livre de febre aftosa.

Pernambuco, com 11 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, há 13 anos sem ocorrência de casos da doença, já tem sorologia programada para este mês de setembro, quando será feita a coleta de 30 amostras em 300 propriedades escolhidas por sorteio. O resultado deverá ser divulgado em dezembro. “Também estamos há quatro anos com índices de vacinação superiores a 93% o que é outro ponto positivo para o estado”, avalia Ranilson Ramos.

A gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Erivânia Camelo, que acompanha o secretário na audiência, aposta que o resultado será positivo para Pernambuco. A sorologia por amostragem vai confirmar justamente que o vírus não circula mais no estado. “Com isso, seremos reconhecidos como livre de aftosa e com esse status as portas para o mercado externo serão abertas para nossa pecuária”, acredita Erivânia.

A doença - febre aftosa é uma doença viral contagiosa que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. A preocupação em torno da doença se deve aos prejuízos econômicos, já que a disseminação ocorre de forma muito rápida, sendo a propriedade, onde a doença é detectada, interditado, sendo proibida a venda de carne.

Os principais sintomas são aftas na boca e na gengiva, feridas nas patas e nas mamas. O animal apresenta febre alta perda de peso, dificuldade para pastar e produzir leite. O animal apresenta dificuldade para se alimentar e locomover. Na bovinocultura de leite, é grande a perda de produtividade.

Nenhum comentário: