sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Audiência pública em Bodocó aprova Emenda de Iniciativa Popular


Prefeitura de Bodocó e a Câmara de Vereadores promoveram na tarde desta quarta-feira (07) audiência pública para deliberar sobre a alocação de recursos no valor de R$ 600 mil de Emenda de Iniciativa Popular, que será incluída na proposta orçamentária da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização da Câmara dos Deputados.
Estiveram presentes no ato, o prefeito do município, Brivaldo Alves, o vereador Antonio Filho que representou a Câmara de Vereadores, a secretária municipal de Saúde, Patrícia Novais, o procurador do município, Carlos Afonso Marques, o delegado Robson de Siqueira, o representante do 7º Batalhão de Polícia Militar, Jadson Alves, Sibele Miranda, representando o Ministério Público, além do público composto por vereadores, secretários municipais, presidentes de conselhos, sindicatos e de associações, profissionais da saúde, bem como a sociedade em geral.
Ao todo, quatrocentas e trinta e sete pessoas participaram da audiência, que foi realizada no Centro de Convivência de Idosos (CCI).
As ações versaram respectivamente sobre: 1) a estruturação da rede de serviços de atenção básica de saúde; 2) implantação de melhorias sanitárias domiciliares; 3)  implantação e melhoria de sistemas públicos de abastecimento de água; 4) implantação e melhoria de sistemas públicos de esgotamento sanitário; 5) implantação e melhoria de sistemas públicos de manejo de resíduos sólidos e 6) serviços de atenção às urgências e emergências na rede hospitalar. A secretária Patrícia Novais, apresentou cada uma das ações, obedecendo à ordem acima citada.
Durante discurso, o prefeito Brivaldo Alves, defendeu que os recursos deveriam ser alocados nos serviços de atenção às urgências e emergências na rede hospitalar. Já para o representante do Poder Legislativo, Antonio Filho, a emenda deveria ser aplicada na melhoria do sistema público de manejo de resíduos sólidos.
A audiência foi propícia para que os participantes defendessem suas idéias sobre a importância de cada uma das ações. As ações foram deliberadas a partir da votação do público, onde foram contabilizados os votos para cada ação. A 1ª ação obteve 2 votos; a 2ª obteve 3 votos; a 3ª ficou com 1 voto; a 4ª com 7 votos; a 5ª teve 10 votos e a 6ª obteve a grande maioria, com 414 votos.
Sendo assim, o público elegeu por maioria absoluta, que os recursos da emenda seriam aplicados nos serviços de atenção às urgências e emergências na rede hospitalar.
Ao final, o prefeito Brivaldo e o representante da Câmara de Vereadores, Antonio Filho, assinaram o formulário de emenda de iniciativa popular.
Para o prefeito Brivaldo Alves, “a audiência marcou a democracia bodocoense, onde a população exerceu o controle social, deliberando sobre as ações que de fato, suprem suas necessidades. Sendo assim, foi possível construir mais uma vez a gestão através de olhares coletivos.”
O prefeito Brivaldo Alves, terá até o próximo sábado (10) para enviar à Comissão Mista de Orçamento a ata da audiência pública, a lista de presença e o Formulário de Emenda de Iniciativa Popular.

Nenhum comentário: