sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

João Lyra inicia obras de pavimentação da PE-418

O Sertão do Pajeú vai ficar mais próximo da Paraíba. Nesta sexta-feira (23), o governador em exercício, João Lyra Neto, deu início à pavimentação da rodovia Vicente Oliveira (PE-418), que liga o município de Serra Talhada - a 413 km do Recife - ao distrito de Santa Rita, na divisa com a Paraíba. Cerca de 20 mil pessoas de três distritos e várias comunidades do entorno serão beneficiadas diretamente com a nova estrada.

“É uma obra reivindicada há mais de 30 anos e que vai ajudar a fortalecer a cadeia produtiva e o comércio da região. É um grande presente de natal do governador Eduardo Campos, que realiza esse antigo sonho da região”, disse João Lyra Neto, durante a solenidade que aconteceu na Câmara de Vereadores, no centro de Serra Talhada.

A estrada, que tem 35 quilômetros de extensão, foi implantada na década de 1970 como parte das obras emergenciais da seca, mas era 100% de barro. Quase R$ 31 milhões serão investidos para asfaltar, drenar e sinalizar todo o trecho. As obras vão durar 18 meses. A intervenção prevê ainda melhora no traçado atual em alguns trechos que têm curvas acentuadas, tornando a via mais segura.

A pavimentação significa, na prática, uma economia no tempo de deslocamento, que hoje é feito em até 2 horas, conforme explicou o agricultor Manoel Lacerda, 32, da Comunidade Água Branca. “Teve tempo aqui de a gente ficar isolado, sem condições de usar a estrada de tantos buracos e lama. Agora vai melhorar. Só temos de agradecer a Deus e ao governador Eduardo Campos”, disse Lacerda. Quando pronta a obra, o percurso será reduzido para 30 minutos aproximadamente.

Também agricultor, José dos Santos, 48, estava animado com a possibilidade de expandir os seus negócios. “Hoje temos uma produção mais interna, por causa da dificuldade de escoar o produto. A pavimentação vai ajudar bastante, abrir possibilidades para o nosso comércio”, frisou. Durante a cerimônia, foi assinado ainda um convênio de R$ 400 mil para recapeamento de ruas do município de Santa Cruz de Baixa Verde, 438 km do Recife, também no Sertão do Pajeú.

Nenhum comentário: