quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Arcoverde: Prefeita faz balanço de seis horas durante encontro com secretários

Num encontro que durou cerca de seis horas, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB), reuniu nesta terça-feira todo o seu secretariado e diretores das diversas pastas e órgãos públicos do município, para uma prestação de contas do primeiro ano de governo e definição de metas para o ano de 2014.
 
Diferente de outros chefes do executivo pelo estado, a prefeita também convidou a imprensa local para acompanhar a reunião realizada no auditório do hotel Olho D’Água dos Bredos. Blogs, jornais, rádios e a TVLW Online, assim como vereadores da bancada (Paulinho, Cleriane, Luiza Margarida, Warley Amaral, Sg. Siqueira) acompanharam as explanações dos secretários a partir das 10h30.
 
A prefeita lembrou que apesar de 2013 ter sido um ano difícil, a prefeitura não parou e, além de fazer suas obras fez parcerias que garantiram a instalação de importantes conquistas como a UPA de especialidades, o campus da UPE, a escola técnica, a vinda do corpo de bombeiros e a construção da nova adutora de Arcoverde.
 
O primeiro a abrir o encontro, logo após as palavras de saudação da prefeita, foi o vice-prefeito Wellington Araújo. Destacou pontos importantes como o aumento em 50% no número de empresas individuais abertas em 2013 e ampliação em 200% no número de atendimentos da Sala do Empreendedor, que este ano já realizou 600 atendimentos. Araújo ainda destacou a obtenção do status de Lei Geral Implementada junto ao SEBRAE Pernambuco e finalizou, lembrou a luta da prefeita para regularizar o mais rápido possível o distrito industrial do estado, aonde devem ser instaladas logo de início 5 empresas com projetos já aprovados na AdDiper.
 
Na área social, os secretários Kherley Lafayette (Educação), Patrícia Padilha (Assistência Social) e Andréia Britto (Saúde) representada pelo enfermeiro Fábio Souza, ressaltaram as conquistas como a instalação da escola profissionalizante, Implantação do Manual de Normas e Condutas da Assistência Social, criação do Programa Prefeitura Cidadã – A Voz das Comunidades, abertura do centro da criança e do adolescente, humanização do atendimento da saúde, equipamentos e climatização de todos os PSFs, inauguração do PSF do Tamboril, construção do novo CEO em andamento, distribuição de 20 mil peças de fardamento escolar, material didático, capacitação permanente dos professores, garantia do Piso Nacional do Magistério, entre outras ações que serão disponibilizadas em material impresso e no site oficial da prefeitura municipal.
 
Na área de agricultura, o secretário Alberto Vaz, destacou que o ponto principal foi o combate aos efeitos da seca, com a garantia de água, cana de açúcar para o rebanho, limpeza de grandes barragens e a instalação de 695 cisternas de 16 mil litros. No setor de obras e serviços públicos, Renato Campos e Ricardo Lins (Obras), apresentaram as dezenas de obras de calçamento em vários bairros, a construção da estrada do CEDEC, a nova creche do Jardim da Serra, a quadra poliesportiva do São Miguel, construção da nova Praça Barão do Rio Branco, de melhorias sanitárias em 120 residências, ampliação da coleta de lix com novos compactadores e mais varredores de rua que vem se somar as obras federais e estaduais em andamento na cidade.
 
No balanço do turismo, o secretário Albérico Pacheco lembrou a importância do segmento como fonte geradora de empregos e fortalecimento da economia local, ressaltando os grandes e importantes eventos como o Baile Municipal, o Carnaval Folia dos Bois e o São João que ganhou nova temática. Finalizou anunciando o lançamento do calendário de eventos de 2014 e o inventário turístico de Arcoverde.Já o secretário de administração, Aloisio Brito, afirmou que hoje a prefeitura tem um controle completo da folha funcional, além de destacar a elevação dos salários dos servidores.
 
Na administração indireta, a Arcotrans e a AESA, representadas pelos seus presidentes, Vlademir Cavalcanti e Eduardo Lafosse, respectivamente, demonstraram através de slides os avanços no trânsito de Arcoverde, servindo de modelo durante encontro em São Paulo sobre transportes e trânsito, e os investimentos para manutenção do equilíbrio financeiro da autarquia de ensino de Arcoverde.
 
Ao final, a controladora Luciana dos Santos, destacou a importância do controle interno em todas as secretarias da administração direta e indireta. Já o secretário de Finanças, Luciano Britto pregou planejamento e austeridade no uso do dinheiro público, lembrando que 2014 não será muito diferente do que este ano em termos de repasse de recursos por parte da união. Lembrou que graças ao planejamento e muito trabalho conseguiu elevar a receita própria em 27% no comparativo com 2012, no tocante aos impostos recolhidos pelos empreendimentos permanentes no município.
 
A prefeita Madalena Britto finalizou o encontro convocando cada um secretário, diretor, assessor a se engajar ainda mais nos trabalhos e nos avanços para a melhoria da qualidade de vida do povo. Para ela, “é preciso ter amor ao que se faz; fazer com gosto e carinho, para que os resultados cheguem e atendam a quem mais precisa”. Madalena lembrou que a partir de janeiro vai definir com cada secretaria as metas e ações para 2014 e, a partir do próximo ano, acontecerão reuniões mensais de monitoramento. (Site PMA)

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