quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Conferência regional em Caruaru recebeu mais de 500 representantes de 25 municípios do Agreste Central

Mais de 500 representantes de movimentos sociais, conselhos e sindicatos rurais e das prefeituras de 25 municípios do Agreste Central participaram nesta quarta-feira, 04, durante todo o dia, da Conferência Regional de Convivência com o Semiárido, promovida pelo Governo do Estado, em Caruaru. “Vamos viver no Semiárido com Justiça, amor e organização”. Esta foi a frase recitada pelo cordelista Júlio Filho na abertura do evento, ao chamar a atenção para a importância do debate com as presenças do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, e do prefeito de Caruaru em exercício, Jorge Gomes.
 O secretário Aldo Santos, ao abrir a conferência, disse que não são ações isoladas que irão resolver os problemas enfrentados pelo semiárido. “Para isso, estamos aqui reunindo segmentos da sociedade para debater e apresentar sugestões que farão parte de um processo novo que dará a oportunidade da implementação políticas públicas voltadas para proporcionar condições de cidadania e liberdade à população dessa região”, destacou.
 Jorge Gomes, prefeito em exercício de Caruaru, ao elogiar a iniciativa disse que se sentia satisfeito em fazer parte do debate. “Esse sistema participativo da sociedade é fundamental para os avanços e os recuos que se precisa fazer na busca pelo desenvolvimento”, salientou. Gomes acrescentou que pela qualificação dos participantes nas discussões, o Plano Estadual de Convivência com o Semiárido resultará numa política pública de estado.
 Coordenadora da ASA-PE, Neilda Pereira, reforçou que as conferências tira o estado de uma lógica de combate à seca para a convivência com os longos períodos de estiagem que a região está sujeita. “Daí, a importância das representações discutirem as políticas nos municípios para que sejam materializadas no Plano Estadual de Convivência com o Semiárido”, afirmou, acrescentando que é necessário o fortalecimento das secretarias municipais de agricultura para dar suporte ao estado na implantação das ações.  
 Além de prefeitos e secretários municipais de agricultura da região, participaram da abertura dos trabalhos em Caruaru, o coordenador estadual do MST, Jaime Amorim, o representante da Fetape, José Araújo, e a presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Lagoa dos Gatos, Rute Barbosa que representou os conselhos municipais. 
 Surubim – Nesta quinta-feira, 05, será realizada a última conferência regional na cidade de Surubim, no Pólo da Universidade Aberta do Brasil. Os encontros já ocorreram com os municípios das regiões do Sertão Central, do São Francisco, Araripe, Itaparica, Moxotó, Pajeú e Agreste Meridional.  Nos próximos dias 09 e 10, no Centro de Convenções de Pernambuco, será realizada a conferência estadual, quando serão apreciadas todas as sugestões apresentadas, resultando no Plano Estadual de Convivência com Semiárido.  

Nenhum comentário: