terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Governo Federal conclui mais de 50% da transposição e obra chega ao Agreste pernambucano

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, afirmou, nesta terça-feira (10), à Comissão Temporária do Senado criada para acompanhar a transposição do rio São Francisco, que o Governo Federal “rompeu a marca dos 50% das obras concluídas”.

No mês que vem, segundo o ministro, deve ser licitado, por meio de Regime Diferenciado de Contratação Integrada, o ramal que chega ao Agreste pernambucano, estendendo o canteiro de obras à região.

No estágio atual, o projeto possui 51,3% dos trabalhos finalizados, com a probabilidade de, já em 2014, ter 100 quilômetros de água rolando pelo Eixo Norte e pelo Eixo Leste. “O cronograma definido tem condições de ser plenamente cumprido”, avaliou o senador Humberto Costa (PT-PE), relator da Comissão, que anunciou a prorrogação do acompanhamento do projeto pelos senadores até o fim do ano que vem.

A obra, que vai levar água do São Francisco a cerca de 12 milhões de pessoas de 390 municípios nordestinos, vai contar com um sistema de mais de 550 quilômetros pelos interiores de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Orçada em R$ 8,2 bilhões, a transposição emprega atualmente quase 8 mil trabalhadores e é considerada uma das maiores obras hídricas do mundo.

Nenhum comentário: