terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Governador e Comissão da Verdade apresentam documentos que desmentem versões de importantes fatos históricos

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, o governador Eduardo Campos recebeu documentos coletados pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC), trazendo à tona verdades históricas acerca de episódios marcantes ocorridos no Estado durante a Ditadura Militar. "São verdades que se sabem, mas que não se comprovavam. E mentiras que sabíamos que eram mentiras e que precisávamos comprová-las como tal", afirmou Eduardo, durante solenidade realizada na Sede Provisória do Palácio do Governo, no Centro de Convenções.

Os documentos da CEMVDHC desmentem versões até então tidas como oficiais: a incriminação do ex-deputado federal Ricardo Zarattini e do professor Edinaldo Miranda no caso da bomba colocada no Aeroporto dos Guararapes, e a causa morte  do estudante de agronomia, Odijas Carvalho de Souza. "Hoje, há exatos 65 anos da declaração dos direitos humanos universais, estamos aqui para reforçarmos os compromissos com a democracia. No Estado, estamos trabalhando num processo de busca que nos permite fazer o reconhecimento e restabelecimento da verdade em fatos ocorridos durante o regime de exceção", sublinhou Eduardo.

Odijas morreu em 8 de fevereiro de 1971. O caso dele é um dos 51 que compõem a lista preliminar de mortos e desaparecidos políticos pernambucanos e que são alvo de análise da CEMVDHC. Presente ao ato, o ex-deputado federal Ricardo Zarattini - único representante vivo do grupo - convocou todos os presentes para prestarem uma homenagem ao companheiro de militância Odijas, em forma de tributo às vítimas assassinadas durante o regime de exceção. "Odijas, presente! Viva Odijas e viva a todos os nossos companheiros", bradou.

Das mãos do governador, Maria Yvone Loureiro, a viúva de Odijas, recebeu a certidão de óbito retificada com a verdadeira causa de morte do jovem militante: homicídio por lesões corporais múltiplas, decorrentes de atos de tortura. "Odijas teve a vida ceifada de forma covarde e cruel. Desde que soube da sua morte, fiz diversas denúncias, greve de fome. Hoje, enfim vejo a justiça ser feita por um governo disposto a jogar luz sobre os escombros da ditadura", agradeceu Maria Yvone.
 
Filha de Edinaldo, Emília Miranda citou um trecho da música de Caetano Veloso, usada pelo pai quando, pela primeira vez, a imprensa noticiara uma nova versão do episódio no qual era considerado culpado. "Em 1995, ele ficou extremamente feliz com uma reportagem que o inocentava, e escreveu atrás do recorte do jornal: 'é impressionante a força que as coisas têm quando elas têm que acontecer'", revelou, emocionada. "É uma emoção profunda receber este documento aqui hoje, porque minha vida foi muito marcada por essa história".

Nenhum comentário: