sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Upinha Dia entregue pela PCR vai atender a 4 mil pessoas

Unidade terá horário estendido
 A primeira Upinha Dia - Unidade de Saúde da Família Bongi/Novo Prado, situada na Rua Isaac Markman, será entregue logo mais, às 17h, desta sexta-feira, 13, pela Prefeitura do Recife com capacidade para atender a 4,6 mil pessoas por mês. Foram investidos R$ 500 mil na construção da unidade, concluída em menos de três meses.
Com 230 metros quadrados, a  Upinha Dia conta com recepção e salas para acolhimento, vacinação, nebulização, curativos, consultórios médicos e odontológicos, além de um espaço para reunião e outro para agentes comunitários de saúde e ambientais. O atendimento da unidade começa a partir das 8h, seguindo até às 16h. “Uma novidade é que ao menos uma vez por semana será disponibilizado horário diferenciado , até às 20h, para facilitar a utilização dos serviços de saúde, principalmente, pelos trabalhadores que não podem chegar até o final da tarde”, explica o secretário de Saúde da PCR, Jailson Correia.  
Para garantir a qualidade do atendimento, a Upinha Dia  dispõe de uma equipe multiprofissional de saúde da família formada por um médico, enfermeiro, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. Profissionais de saúde bucal - um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde - integram os quadros da unidade.
Investimento -  A Upinha – Dia é a primeira das 22 unidades que serão construídas pela Prefeitura até 2016. Estão em obras as Upinhas Dia UR4-UR5, Novo Jiquiá, Rio da Prata e Dom Helder. Ainda estão em construção 20 Upinhas 24 horas. Já estão em obras Morro da Conceição, Linha do Tiro, Córrego do Jenipapo e Bomba do Hemetério, além de seis unidades públicas de Atendimento Especializado (UPAE). Neste ano, foram investidos R$ 40 milhões na qualificação e construções de unidades de saúde. 


Seguindo o Programa de Governo, a Prefeitura do Recife vai construir seis Unidades Públicas de Atendimento Especializado (UPAE), uma em cada RPA. Quatro UPAEs já têm área definidas: Ibura, Areias, Macaxeira e Campina do Barreto. Essas unidades terão 13 especialidades médicas, cada. UPAE terá capacidade para realizar 45 mil consultas e 102 mil exames de diagnósticos por mês.    

Nenhum comentário: