quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Danilo Cabral é novo titular da CCJ e assegura voto contra Temer

O deputado Danilo Cabral (PSB-PE) assumiu a titularidade na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (18). Suplente do colegiado, ele foi designado titular pelo novo líder do PSB na Casa, deputado Júlio Delgado, de Minas Gerais, que substituiu a deputada Tereza Cristina (MS), após maioria da bancada socialista decidir pela mudança. Além de Danilo, Hugo Leal (RJ) foi indicado para compor a CCJ.

Com as mudanças, os quatro votos do PSB na comissão devem ser unânimes pela admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer por obstrução da Justiça e organização criminosa, de acordo com a orientação do partido. A CCJ deve votar ainda hoje o parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomenda a rejeição da denúncia contra Temer e os ministros Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Eliseu Padilha (Casa Civil).

Ontem (16), durante seu pronunciamento na CCJ, Danilo Cabral apresentou um voto em separado a favor do prosseguimento do processo aberto pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Temer. Esse voto equivale a um novo parecer, que pode vir a ser analisado pelos membros da comissão caso haja rejeição do texto do relator. “A acusação aponta que as investigações da Polícia Federal identificaram várias evidências de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e obstrução à justiça envolvendo o presidente Temer e seu núcleo político mais próximo. A denúncia é gravíssima e é preciso garantir que os fatos sejam apurados”, destacou Danilo.

A Comissão de Constituição e Justiça está reunida neste momento. Em instantes, serão chamados dois parlamentares para encaminhar o voto a favor do relatório e dois, contra. Em seguida, cada partido orientará suas bancadas e a votação será aberta.
 
Foto: Chico Ferreira

Nenhum comentário: