quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Merendeira pernambucana vence e representa o Nordeste no Concurso de Melhores Receitas da Alimentação Escolar do MEC

A merendeira Gilda Rosângela Cordeiro, de 32 anos, representante do estado de Pernambuco, foi a grande vencedora da região Nordeste no Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar 2017. A competição é promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A grande final foi realizada em clima de festa, nesta quinta-feira, 26, no auditório do Sebrae, em Brasília. Gilda trabalha na Escola Estadual Juazeiro, no município de Tacaratu, na região do Sertão pernambucano, e escolheu participar da competição com o prato “Caldo Nordestino”.

O “Caldo Nordestino” de Gilda é feito com mandioca, couve e coxão de bode. A merenda é servida para os 259 alunos da Escola Juazeiro. “O principal ingrediente do meu prato é amor e carinho pelos estudantes. Amo minha profissão, para mim a mais importante do mundo. Os ingredientes do prato vêm da agricultura familiar e da horta da escola”, contou Gilda, sem esconder a felicidade por sair vitoriosa na disputa e faturar o prêmio de R$ 6 mil e uma viagem ao Caribe, com tudo pago.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou que o concurso recebeu mais de 2 mil inscrições na primeira etapa e que os pratos concorrentes nesta edição chamaram a atenção pela alta qualidade dos ingredientes e o sabor. "Nós estamos muito felizes em poder reunir a representação daquilo que temos de melhor na alimentação dos nossos alunos, em todo o território brasileiro. Essas merendeiras são profissionais importantíssimas, pois conseguem traduzir as regras e leis que o governo federal estabelece em refeições muito saborosas”.

 Já o diretor de Ações Educacionais do FNDE, José Fernando Uchôa, que entregou o prêmio para Gilda Rosângela, reiterou a importância dessas receitas como exemplo para diversas escolas em todo o país. “O concurso foi um grande sucesso e a nossa intenção é replicar essas boas práticas e receitas em outros municípios e estados do país”.

Além de Gilda, foram vencedoras as merendeiras Maria Cláudia Ferreira dos Santos, representando a região Norte com o prato “Macarronada Paraense”; Debora de Souza Leal Ribeiro, representando a região Centro-Oeste com o prato “Legumes ao Creme de Milho”; Luciana Aparecida Pinheiro, representando a região Sudeste com o prato “Arroz Minerim”; e Daniela Fernanda Felizardo, representando a região Sul com o prato “Polenteca”.

Nenhum comentário: