segunda-feira, 30 de outubro de 2017

OAB-PE promove seminário sobre câncer de mama nessa segunda (30)

Encerrando as ações do Outubro Rosa deste ano, a Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB Pernambuco realiza hoje (30) o seminário Câncer de mama: a OAB-PE de peito aberto nesta luta. O evento tem apoio da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (Caape) e acontecerá das 14h às 18h, no Auditório Desembargador Nelson Santiago Reis, no 2º andar do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Recife.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever gratuitamente pelo site www.esape.com.br. A CMA pede que os participantes colaborem com 1kg de alimento não perecível para doação a instituições que trabalham com mulheres portadoras de câncer de mama.

A primeira palestra do seminário será da médica oncologista Cristiana Tavares, que irá abordar o rastreamento e fatores de risco no câncer de mama. Em seguida, o médico nutrólogo Eduardo Magalhães, conhecido como Dr. Saúde, irá palestrar sobre hábitos saudáveis pra a prevenção da doença. A advogada e especialista em Direito e Saúde Diana Câmara também participará do evento com uma explanação sobre os direitos das pessoas com câncer. As instituições Casa Rosa, Guerreiras do Calendário e Instituto Cristiana Tavares, todas voltadas ao apoio de mulheres vítimas de câncer de mama, apresentarão seus trabalhos.

O seminário fecha o ciclo de programação da Ordem no estado com foco na prevenção e diagnóstico precoce da doença. "A Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE, imbuída desta função institucional de tratar dos assuntos relativos às mulheres, não poupou esforços neste mês de outubro para conscientizar as advogadas, os advogados e a população em geral de que existem formas de prevenir a doença, com hábitos saudáveis de vida, desmistificando, também, o estigma em torno da doença, apresentando dados concretos que indicam que o diagnóstico precoce salva muitas vidas", ressalta a presidente da CMA e secretária geral adjunta da OAB-PE, Ana Luiza Mousinho.

Ações - Neste espírito de prevenção e de tratamento precoce, a CMA realizou diversas ações durante todo o mês de outubro, na capital e no interior do estado. A fachada da OAB foi iluminada na cor rosa, houve o lançamento de vídeo com depoimento da advogada Fernanda Braga Maranhão, que descobriu um câncer de mama em fase inicial, em razão das atividades do Outubro Rosa da Ordem do ano passado e foi realizada uma oficina de autoexame em um jantar descontraído.

Além disso, houve um passeio ciclístico no Recife e laços rosas foram distribuídos durante a Conferência Estadual da Advocacia em Caruaru, onde também foram disponibilizados exames de mamografia para as advogadas e estagiárias do interior. Os exames também foram disponibilizados no Fórum Trabalhista do Recife e no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano na última semana.

Nenhum comentário: