quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Lucas Ramos defende fortalecimento da Chesf em audiência pública na Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia promoveu nesta terça-feira (17) uma audiência pública para discutir a proposta de privatização do sistema energético nacional, debatendo em particular os efeitos de uma possível venda da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou do debate e recebeu o apoio dos parlamentares baianos que se posicionaram contrários à condução do processo por parte do Governo Federal.

Durante seu pronunciamento, Lucas ressaltou que a venda da Chesf coloca em risco o controle das águas do Rio São Francisco. “Temos deixado bem claro que privatizar a Companhia nada mais é do que mascarar a venda do Velho Chico, tão importante para a agricultura irrigada e familiar, para a pesca artesanal, para o abastecimento humano e higiene pessoal, dentre tantas outras finalidades”, afirmou. O parlamentar lembrou que na época de safra da fruticultura irrigada, os municípios de Petrolina e Juazeiro (BA) se transformam no maior polo empregador do Brasil. “Essas vagas só são geradas graças aos usos múltiplos das águas do São Francisco, que garantem a irrigação necessária para a produção e contribuem decisivamente para o nosso desenvolvimento econômico”, salientou Lucas.

A questão do setor elétrico relacionado à segurança nacional também foi colocada em pauta pelo deputado. “Em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, as hidrelétricas são geridas pelo Estado e defendidas pelas forças armadas, tamanha a importância que o setor tem para o crescimento de qualquer Nação. Não podemos abrir mão deste patrimônio construído ao longo de décadas com a força dos brasileiros”, destacou. “Para se desfazer da Chesf, o governo federal usa o argumento do déficit na estatal quando, na verdade, deficitária é a capacidade do governo Temer em gerir a máquina pública e oferecer melhor qualidade de vida para os brasileiros”, resumiu o socialista.

Os parlamentares baianos reforçaram o coro pelo fortalecimento da Chesf e preservação do Rio São Francisco. “Pernambuco e Bahia estão unidos nesta luta”, declarou o deputado Rosemberg Pinto (PT). “Conseguimos evitar as tentativas de privatização da Companhia em outras oportunidades e desta vez não será diferente”, lembrou Paulo Rangel (PT), um dos solicitantes da audiência em conjunto com os deputados Zó (PC do B) e Maria del Carmen (PT).

Também participaram do debate os deputados federais Nelson Pelegrino (PT), Luiz Caetano (PT) e Robinson Almeida (PT); os estaduais Eduardo Salles (PP), Joseildo Ramos (PT), Bira Coroa (PT), Luciano Simões Filho (PMDB), Roberto Carlos (PDT), Zé Neto (PT), Fátima Nunes (PT) e Zé Raimundo (PT), além de representantes de sindicatos ligados à categoria dos eletricitários.

Nenhum comentário: