terça-feira, 17 de outubro de 2017

Prefeitura de Arcoverde realiza o 1º Seminário de Educação Infantil

A Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Arcoverde realizou nesta terça-feira, dia 17, o 1º Seminário de Educação Infantil, no auditório da Autarquia de Ensino Superior – Aesa, que faz parte das atividades da VI Semana do Bebê. Com o tema Educação Infantil e sua Especificidades no Contexto da Escola, o evento foi aberto pelas crianças Gerson e Nicole que fizeram as apresentações do espetáculo As Borboletas, com os pequenos da Creche José Rabelo de Vasconcelos, seguido de Samba Lelê, com os menores da Creche Dr. Jennecy Ramos.

A prefeita Madalena Britto, que tem a Educação como carro chefe de sua gestão, explicou que “em nossa gestão, investimos mais de 25% neste setor, por acreditar que tudo passa pela Educação. Por isso, temos que proporcionar a formação desde pequenos para que possamos colher os bons frutos do futuro”. A secretária de Educação e Esportes, Patrícia Cursino, argumentou que a creche não é lugar para que as crianças sejam cuidadas apenas no aspecto físico, mas também na parte cognitiva e funcional.

A palestra de abertura foi proferida pelo presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista de Oliveira. Ele fez uma análise sobre as dificuldades econômicas e sociais do país, que afetam as crianças a partir de quando são concebidas e as acompanham na creche, na escola e pela vida a fora. “O Brasil tem 160 milhões de pessoas na pobreza, sem água, esgoto e acesso à saúde. O ambiente externo afeta o desenvolvimento da criança tanto quanto a genética. Por isso, é muito mais positivo atacar a pobreza do que dar paliativos”, defendeu. Na sua explanação, ele avalia que as políticas públicas mais eficazes se dão antes da criança chegar à creche.

A deputada estadual Priscila Krause, que tem em seu currículo Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, feito na Universidade de Havard (Boston, EUA), entre outros, abordou o tema Modelos de Atendimento às Crianças de 0 a 4 anos: Quais as Alternativas?

Fotos: Israel Leão

Nenhum comentário: