quarta-feira, 18 de outubro de 2017

“Resgate a infância” capacita 500 profissionais da rede de proteção à criança em Pernambuco

Chegou ao fim na manhã desta quarta-feira (18) o segundo ciclo de capacitação do projeto “Resgate a infância”, do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Pernambuco. Durante três dias, 500 profissionais, entre professores, conselheiros tutelares, assistentes sociais de municípios pernambucanos, de todas as regiões, participaram de atividades de conscientização sobre o problema do trabalho infantil. O objetivo do MPT com os encontros foi reforçar a rede de proteção estadual, possibilitando maior diálogo do órgão com os agentes de cada uma das cidades.

A primeira atividade ocorreu na segunda (16), no Recife, no Centro de Formação de Professores Paulo Freire. Cerca de 350 profissionais da rede pública de educação, do estado e de diversos muicípios do Grande Recife, Zonas da Mata Norte e Sul, e Agreste estiveram presentes. Representantes dos municípios de Aliança, Água Preta, Amaraji, Araçoiaba, Carpina, Chã Grande, Condado, Goiana, Gravatá, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Joaquim Nabuco, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Nazaré da Mata, Olinda, Palmares, Paudalho, Paulista, Primavera, Recife, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Várzea do Una e Vitória de Santo Antão estiveram presentes.

Os segundo e terceiro momentos foram realizados em Serra Talhada. Na tarde da terça (17), o encontro foi com a rede de ensino, representada por cinco municípios (Arcoverde, Carnaíba, Santa Terezinha, Sertânia e Tuparetama), beneficiando diretamente 4.891 estudantes, que poderão ter acesso a informações sobre o trabalho infantil por meio da metodologia de trabalho MPT na Escola. Já na manhã da quarta (18), com os conselheiros tutelares e os agentes da assistência social de 16 municípios. No interior, os dois encontros reuniram, em média, 150 pessoas.

Os eventos do “Resgate a infância” foram promovidos pela Coordinfância local, cujos responsáveis são Jailda Pinto e Ulisses Carvalho, ambos procuradores do Trabalho. O procurador Antônio Oliveira Lima, idealizador e coordenador da Rede Peteca, com grande contribuição na luta contra o trabalho infantil, também esteve presente e conduziu todas as oficinas.

O procurador Antônio Oliveira Lima explanou sobre estrategias de combate ao trabalho infantil. Também participaram do evento os procuradores do Trabalgo Ulisses Carvalho e Jailda Pinto.
 
O procurador Antônio Oliveira Lima explanou sobre estratégias de combate ao trabalho infantil. Também participaram do evento os procuradores do Trabalho Ulisses Carvalho e Jailda Pinto.

Em todos os encontros, os procuradores falaram sobre os mitos relacionados ao trabalho infantil e sobre a importância de ações articuladas envolvendo o ambiente escolar. Também trataram de esclarecer sobre como funciona a atuação do MPT para os casos de trabalho infantil.

Resgate a Infância
 
O Projeto Estratégico "Resgate a Infância" é uma realização nacional do MPT, possuindo três eixos: políticas públicas, educação e profissionalização. O objetivo geral é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente. No eixo educação, o MPT na Escola é a principal iniciativa.


MPT na Escola
 
A iniciativa é um projeto nacional e tem conseguido atingir seus principais objetivos, como conscientizar a sociedade por meio da comunidade escolar, romper barreiras culturais, mitos e fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Só em 2015, MPT na escola teve adesão de 392 municípios em todo o país, atingindo 3.607 escolas 34.153 professores e 649.418 alunos.

No programa, educadores ganham formação sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, trabalho adolescente protegido, com a Lei do Aprendiz, e combate e prevenção do trabalho infantil. Os educadores também recebem orientações sobre como abordar o tema em sala de aula e são convidados a criarem planos de ação para suas escolas, na intenção de construir projetos, sempre acompanhados pelo MPT.

Nenhum comentário: