quinta-feira, 28 de abril de 2011

Itaíba: Festejos de comemoração da emancipação política

O município de Itaíba, no agreste do estado comemora hoje 49 anos de emancipação política. A cidade que possui 26.486 mil habitantes, surgiu a partir de um povoamento e sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, ainda com o nome de Pau Ferro.

Foi antes, porém distrito de Águas Belas. Após intervenção da Comissão Administrativa do Estado, teve seu topônimo mudado para Itaíba, pois na época era costume utilizar ou rebatizar os municipios com termos de origem Tupi. Assim Pau Ferro foi convertido para o Tupí (Itá: Pedra ou metal) + iba: Árvore. Também conhecida como a Capital do Leite, Itaíba, que foi emancipada em 28 de abril de 1962 tem muito para comemorar.

Se sustenta basicamente da exploração agropecuária, produz as culturas de milho e feijão e é a maior produtora de leite do estado de Pernambuco. Segundo dados da Adagro, Itaíba tem 60.719 bovinos, 19.774 vacas que produzem 177.966 litros de leite por dia. O que garante o 16º lugar no ranking nacional de produção de leite.

É administrada pelo prefeito Marivaldo Bispo e pelo vice Juliano Martins. Na Assembleia Legislativa conta com um representante, o jovem deputado Claudiano Filho.

Na progamação comemorativa, desfiles das escolas municipais e homenagem a todos os professores que lecionaram no municpio ao longo desses 49 anos. Durante todo o dia de hoje, a equipe do blog que está em Itaíba, acompanhará as inaugrações e postará todas as informações no site.  (Tribuna da Região)

Nenhum comentário: