sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tacaratu: Eduardo inaugura abastecimento d´água e anuncia medidas de segurança‏

O primeiro compromisso do governador Eduardo Campos nesta sexta-feira, 1º de abril, no Sertão de Itaparica, foi no município de Tacaratu, a 436 km do Recife, onde inaugurou o sistema de abastecimento d’água que tira do racionamento uma população de 17 mil pessoas de 13 comunidades da sede de Tacaratu e do distrito de Caraibeiras.

A obra, uma parceria do Governo do Estado com a Codevasf, custou cerca de R$ 11,3 milhões. “É com muita alegria que volto à esta cidade para trazer uma obra que foi objeto de luta de muitos. Estamos tão perto da água, com o Rio São Francisco, e com tanta sede. Esse é um primeiro passo para a construção de melhores dias para esta cidade, para que ela cresça e dê maiores perspectivas à sua juventude”, declarou o governador durantes discurso no palco armado ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da cidade.

Na solenidade de inauguração estiveram presentes o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o senador Armando Monteiro, além de deputados federais, estaduais, secretários estaduais e prefeitos da região. Gestor anfitrião, José Adauto enalteceu o “ineditismo do Governo do Estado, que sempre traz boas novidades para Tacaratu”. “A chegada da água significa mais conforto para as famílias, desenvolvimento para cidade e economia para a nossa administração. Gastamos uma fortuna com a contratação de carros-pipa”. O prefeito calcula uma economia de 60% sobre os R$ 20 mil mensais pagos pelo serviço.

Para solucionar o problema da falta de água, a Compesa construiu duas estações elevatórias e um reservatório apoiado com capacidade para 60 m3 de água e implantou 40 quilômetros de adutora em ferro variando entre 150 a 200 mm, para transportar água do Rio São Francisco até o município. Destes, 26 mil metros foram implantados entre Jatobá e Caraibeiras; 14 mil metros de Caraibeiras para Olho D’água do Bruno; e, 5.958 metros de Caraibeiras para Tacaratu. Também implantou cerca de cinco mil metros de rede de distribuição.

SEGURANÇA – Durante a solenidade, o governador aproveitou para anunciar que vai dobrar o número de policiais existentes na cidade e informar a chegada de um novo delegado de Polícia. A decisão foi tomada depois que o governador recebeu denúncias de alguns crimes ocorridos na cidade nos últimos dias.

“Como estamos apertando o cerco aos bandidos na Região Metropolitana e Agreste, eles terminam correndo para o Sertão. Mas não vamos deixar que isso aconteça. Desde ontem o secretário de Segurança Pública, Wilson Damázio, está com seu pessoal mobilizado para capturar esses marginais e colocá-los atrás das grades”, finalizou o governador, sob os aplausos da população.

De Tacaratu, a comitiva seguiu para Serra Talhada, onde acontece neste momento o seminário do Todos por Pernambuco no Sertão do Moxotó. Depois, segue para Quixaba e Ingazeira, onde inaugura as estradas de acesso às duas cidades.

Nenhum comentário: