quinta-feira, 28 de abril de 2011

PE terá um dos dez Centros de Tecnologias Climáticas do mundo‏

A instalação em Pernambuco de cinco projetos-piloto em eficiência energética e a instalação de um dos dez Centros de Tecnologias Climáticas Aplicadas (CTCA) previstos para todo o mundo. Esse foi o conteúdo do termo de cooperação técnica que o governador Eduardo Campos assinou com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em cerimônia na manhã desta quinta-feira (28), no Palácio do Campo das Princesas.

O CTCA pernambucano servirá para realizar estudos e pesquisas na área de energias renováveis, formando uma rede com outros nove centros de pesquisa que serão instalados em outros países. O local onde será construído o centro ainda está em análise e o valor do investimento vai depender dessa definição, bem como do projeto final.

“Essa foi uma decisão discutida na Conferência de Cancun, em 2010, na cúpula de mudanças climáticas, de que o mundo terá dez centros compartilhando tecnologia apropriada para não gastar tanta energia. Quatro meses depois, temos a alegria de dar essa notícia, de que um desses centros vem para Pernambuco”, disse Eduardo.

Quanto ao Programa de Eficiência Energética, os recursos também vão depender do projeto, mas é esperado algo em torno de R$ 2 milhões para a execução dos cinco projetos. Cada unidade vai ganhar ar-condicionados que gastam 30% do que um aparelho comum gasta e lâmpadas de LED no lugar das incandescentes.
Além disso, serão instalados painéis solares e pequenas turbinas eólicas para geração de energia nos prédios. A previsão é de que em até 120 dias os equipamentos estejam instalados, reduzindo em até 80% os gastos com energia elétrica. “De um lado vamos fazer energia renovável de graça e do outro vamos gastar menos energia. Isso vai propiciar mais conforto para as pessoas. É nossa contribuição para evitar as mudanças climáticas que tanto atormentam o mundo”, explicou o governador.

As cinco primeiras unidades beneficiadas são as Escolas Joaquim Mendes da Silva, em Carnaíba; a Deolinda Amaral, em Lajedo; e o Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer, em Fernando de Noronha. As outras duas são a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caruaru e a Unidade Integrada de Segurança (5º BPM) de Petrolina.

Para o presidente do Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (Eubra), Robson Oliveira, o termo de cooperação vai ajudar também na atração de empresas ligados ao setor. “Esse centro vai cumprir um papel fundamental no planeta para este século de criar marcos regulatórios através de experimentos assinados aqui. Esse Estado passa a ser não só um centro de desenvolvimento, mas de produção equipamentos no setor. Vamos trazer para cá a possibilidade de difundir tecnologias que estão espalhadas pelo mundo”, frisou.

Pelo termo assinado, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) vai elaborar as propostas técnicas para os projetos, que serão avaliados pelo BNB, que custeará os equipamentos necessários. Os recursos são não-reembolsáveis, pois serão oriundos de um fundo para pesquisa e inovação anualmente reservados pelo banco.

Nenhum comentário: