sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Irrigantes do Vale do Moxotó vão assinar convênio com o Estado na área de assistência técnica

Equipe técnica do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) vai passar 90 dias prestando assistência técnica em regime emergencial a agricultores familiares do Perímetro Irrigado do Moxotó (Pimox). O anúncio foi feito pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, que se reuniu esta semana (quinta-feira, 05), em Ibimirim, com representantes da Associação dos Produtores Rurais Irrigantes do Vale do Moxotó – Univale, para tratar dos prejuízos que os produtores estão enfrentando com as culturas de banana, milho e goiaba. Convênio de parceria entre a Univale e o Governo do Estado será assinado na próxima quarta-feira (11), em Recife.

Ranilson Ramos disse ainda que patrulha mecanizada formada por máquinas - caçamba, trator de esteira, retroescavadeira e patrol -, será enviada ao Perímetro na próxima semana para recuperação imediata das vias danificadas, o que tem prejudicado o escoamento da produção. Técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) também vão orientar os agricultores no controle da Sigatoka Amarela. De acordo com o presidente da Univale, João Batista, a praga vem atingindo os bananais, causando um enorme prejuízo para as plantações. “Dos R$ 13 mil investidos por hectare, cada agricultor perde em média R$ 5 mil em decorrência da baixa produtividade acarretada pela doença”, falou Batista.

O presidente da Univale destacou também a agilidade na tomada de decisão do Governo do Estado. “Estivemos no Recife no início da semana para solicitar apoio e com dois dias o secretário já estava aqui em Ibimirim para discutir alternativas para os problemas que estamos enfrentando”, salientou João Batista. O Perímetro Irrigado Moxotó (Pimox) abrange os municípios de Ibimirim e Inajá, às margens do Rio Moxotó. A área tem 8,6 mil hectares irrigáveis divididos em 563 lotes agrícolas familiares.

A reunião contou com a presença da gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, técnicos do IPA, além de conselheiros e membros da Univale. Na ocasião foi sugerida a realização de um fórum envolvendo Governo do Estado, Univale, organizações do segmento para tratar e dar encaminhamento a sustentabilidade da do Perímetro.

Nenhum comentário: