Militante do ensino profissional no Brasil, o candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), destacou a importância da abertura de onze novas escolas técnicas em Pernambuco. O edital para a criação das unidades foi publicado nesta sexta-feira (06/08) no Diário Oficial do Estado. Serão mais de 7 mil vagas a partir de fevereiro de 2012, um investimento de mais de R$ 60 milhões, com recursos do Ministério da Educação.
“Este esforço mostra que temos governos preocupados com a formação profissional dos nossos jovens. O presidente Lula e o governador Eduardo Campos estão investindo firmemente para qualificar as pessoas e garantir um futuro melhor para nossa gente”, afirmou Armando. Ele lembrou que na atual gestão seis escolas técnicas foram recuperadas e sete inauguradas.
As escolas técnicas anunciadas vão beneficiar todas as regiões do Estado, com unidades em Lajedo, Bonito, Gravatá, Bezerros e Santa Cruz do Capibaribe (Agreste); São José do Egito, Araripina e Carnaíba (Sertão); Igarassu, Olinda e Camaragibe (RMR). Os cursos oferecidos irão variar de acordo com perfil das cidades, respeitando os arranjos produtivos locais de cada região. Os números do Ministério do Trabalho são animadores para os jovens que estão deixando o ensino médio, pois as chances de conseguir emprego para alguém com curso técnico chegam perto dos 100%.
Cada nova unidade terá 12 salas de aula, laboratórios de informática, língua estrangeira, química, física, biologia e matemática, auditório, biblioteca, quadra poliesportiva, anfiteatro, refeitório e cantina. Além disto, também serão construídas salas específicas para cada especialidade.
“É uma grande conquista para todos nós pernambucanos. À frente do Sistema S (Senai, Sesi e IEL) ajudei a ampliar a oferta de cursos profissionalizantes em Pernambuco. Sei da importância de ações como esta. Temos grandes investimentos vindo para cá, que exigem mão de obra especializada. Nosso esforço, ao lado de Lula e Eduardo, é para que os pernambucanos possam ocupar estes postos de trabalho que estão surgindo”, avaliou Armando Monteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário