sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ibope divulga resultado da quarta pesquisa para Governo e Senado

O Ibope divulgou, nesta sexta-feira (24), o resultado da quarta rodada de pesquisa com a intenção de votos para governador de Pernambuco nas eleições de outubro. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de São Paulo.

As entrevistas foram feitas entre os dias 21 e 23 de setembro e foram ouvidos 1.806 eleitores em Pernambuco. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 48785/2010. Confira os números:

O candidato Eduardo Campos (PSB) tem 73% das intenções de voto. Jarbas Vasconcelos (PMDB) aparece 16%. Edílson Silva (Psol) tem 1%. Os candidatos Jair Pedro (PSTU), Roberto Numeriano (PCB), Sérgio Xavier (PV) e Fernando Rodovalho (PRTB) não pontuaram.

Votos brancos e nulos somaram 5%, os indecisos também registraram o mesmo percentual de 5%.


EVOLUÇÃO

veja agora a evolução da intenção de votos, em relação às três pesquisas anteriores do Ibope. Na primeira pesquisa, Eduardo Campos tinha 60%, foi para 69% , depois para 73% e permanece com os mesmos73%. Jarbas Vasconcelos tinha 24%, ficou com 20% na segunda pesquisa, depois 17% e agora tem 16% das intenções de voto.


VOTOS VÁLIDOS

O Ibope também fez o cálculo dos votos válidos para governador. esse cálculo exclui os votos brancos, nulos e indecisos e considera para a base de cálculo do percentual somente os votos atribuídos aos candidatos. veja os números dos votos válidos:

Eduardo Campos aparece com 81%. Jarbas Vasconcelos tem 18%. Edílson Silva aparece com 1%. Na pesquisa dos votos válidos para governador, os candidatos Jair Pedro, Roberto Numeriano, Sérgio Xavier e Fernando Rodovalho não pontuaram.


SENADO

O Ibope também ouviu os eleitores sobre as intenções de voto para a disputa pelas duas vagas no Senado. A partir de agora, a pesquisa também faz o cálculo dos votos válidos para o Senado, porque é desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a apuração oficial da eleição. Veja os números de votos válidos.

Humberto Costa (PT) aparece com 40% das intenções de votos. Armando Monteiro (PTB) tem 29%, Marco Maciel (DEM) 22% e Raul Jungmann (PPS) aparece com 6%. Os candidatos Danúbio Aguiar (PCB) e Lairson Lucena (PRTB) não pontuaram.


 
EVOLUÇÃO


O candidato Humberto Costa (PT) tinha 44%, foi para 49%, permaneceu com 49% e agora tem 59%. Armando Monteiro (PTB) tinha 27%, foi para 28%, depois 34% e agora aparece com 43%. Marco Maciel (DEM) tinha 43%, foi para 37%, depois 35% e agora tem 33%. Raul Jungmann (PPS) tinha 12%, ficou com 10%, depois 9% e agora tem 10%.

Citou apenas um candidato, tinha 20% na primeira pesquisa, depois 23%, ficou com 19% e agora tem 17%. Brancos e nulos eram 14%, foi para 16%, depois 17% na terceira pesquisa e agora têm 13%. Indecisos eram 32% na primeira, permaneceram 32% na segunda e na terceira pesquisa e agora somam 21% por cento na quarta pesquisa.

Os candidatos Hélio Cabral (PSTU), Jerônimo Ribeiro (Psol), Renê Patriota (PV), e Simone Fontana (PSTU) aparecem com 1%. Laírson Lucena (PRTB) e Danúbio Aguiar (PCB) não pontuaram.
Veja a evolução da intenção de votos, em comparação com as três pesquisas anteriores. Os números da evolução não contabilizam apenas os votos válidos.

Nenhum comentário: