sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Acidentes com motos: Armando debate 'epidemia' no Senado

 Acidentes com motos são alarmantes
 
Senador elogia o secretário Antônio Figueira (Saúde) e o governo do Estado pela organização do I Fórum de Mobilização para a Prevenção de Acidentes de Moto de Pernambuco, que acontecerá no próximo dia 28, no Recife

Em discurso proferido no Plenário do Senado, o senador Armando Monteiro externou sua preocupação com o aumento do número de acidentes no trânsito, principalmente envolvendo motociclistas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, acidentes de trânsito estão, no mundo inteiro, entre as 10 causas mais frequentes de morte. Nos países de renda média, como o Brasil, chega a ser a sétima causa mais frequente.

“No Brasil, segundo estatísticas do DATASUS, mais de 38 mil pessoas morreram em acidentes relacionados a transportes em 2009, a quase totalidade em acidentes de trânsito. Desses, mais de 9 mil – ou seja, cerca de um quarto – morreram em acidentes envolvendo motocicletas”, comentou Armando Monteiro.

Segundo o senador, acidentes envolvendo motos são especialmente graves mesmo quando não implicam em morte. Estudo recente do Hospital das Clínicas de São Paulo mostra, por exemplo, que seis meses depois do acidente, 82% dos motociclistas acidentados atendidos no hospital, ainda não tinham voltado a trabalhar nem retornado às atividades simples do dia a dia.

“Muitos deles por força das sequelas do acidente, dificilmente retomarão as mesmas atividades que realizavam antes. Em média, segundo o estudo, os pacientes atendidos por acidentes de moto ficaram 18 dias internados, representando, cada um, um custo médio de R$ 35 mil ao SUS. Diante dessa gravidade, há quem defenda a ideia de que o problema deveria ser tratado com a mesma seriedade com que se enfrentam as epidemias”, explicou Armando Monteiro.

Para o senador é necessário olhar atentamente para esse cenário que se agrava diariamente. O parlamentar elogiou as medidas que o governo do Estado de Pernambuco vem realizando, como a criação do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (CEPAM), para inverter este quadro. 

“Quero louvar a iniciativa do governo do Estado de Pernambuco, que criou neste ano, um comitê estadual de prevenção de acidentes de moto, com objetivo de fazer frente a essa verdadeira epidemia”.
Pernambuco é o quinto estado com maior número de acidentes de moto. Representa mais de 30% do total de acidentes de trânsito, cuja média está acima da nacional. Entre 2000 e 2010, as mortes por acidentes de moto cresceram mais de 250% em Pernambuco. “Parte desse aumento talvez possa ser explicada como efeito de um aperfeiçoamento do registro estatístico, mas, ainda assim, não deixa de ser um número impressionante”, comentou.

Na oportunidade, o parlamentar anunciou a realização do I Fórum de Mobilização para a Prevenção de Acidentes de Moto no Estado de Pernambuco que ocorrerá no próximo dia 28, em Recife. “Esse encontro será uma excelente ocasião para se discutir a situação dos acidentes, bem como para analisar estratégias e experiências bem sucedidas no enfrentamento do problema, postas em prática em outras unidades da Federação”,disse.

Para Armando Monteiro, a realização deste Fórum é resultado do exitoso trabalho desenvolvido pelo secretário estadual de saúde, Antônio Carlos Figueira, também coordenador do evento. “Quero parabenizar o Comitê, o saúdo na figura de seu coordenador, Antônio Carlos dos Santos Figueira, secretário estadual de Saúde, pela iniciativa de promover o fórum, que vai encontrar alternativas viáveis para a adoção de políticas públicas eficientes para lidar com o problema”, concluiu.

Em aparte, o senador Wellington Dias (PT – PI) disse que os indicadores de homicídios tiveram um leve decréscimo em relação ao ano anterior, mais de 20 mil pessoas assassinadas em 2010. Porém, na área dos acidentes de trânsito o número dobrou. O senador relatou ainda que apresentou proposta para incluir o capacete como acessório obrigatório na venda de motocicleta.

Nenhum comentário: