sábado, 26 de novembro de 2011

Investimento milionário leva Hemope ao interior e às grandes emergências

Com o objetivo de fortalecer e interiorizar o atendimento do Hemope, o governador Eduardo Campos anunciou nesta quinta-feira (24), a ampliação da rede de hemocentros do estado. Serão investidos R$ 10,3 milhões para construção e reforma de unidades na capital e no interior, aquisição de mais três unidades móveis de captação de sangue e na renovação do parque tecnológico.

As ações integram o projeto de reestruturação do Hemope e vão ampliar o atendimento na rede de hemocentros em 37%. São mudanças graduais que vão serão implantadas até 2014. Uma das novidades do projeto é a colocação de postos de coletas nos seis maiores hospitais públicos do estado – Restauração, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Agamenon Magalhães e Regional do Agreste (Caruaru). Todos vão estar funcionando dentro de dois anos. O primeiro posto a entrar em operação será o do Hospital da Restauração. 

Para Eduardo, é preciso consolidar uma “retaguarda de sangue” para que os hospitais pernambucanos possam realizar mais cirurgias. “Muitas vezes um familiar vai acompanhando alguém em uma urgência que vai precisar passar por uma cirurgia. Esse familiar até quer ajudar, mas aquele hospital não dispõe de um ponto de coleta, então ele deixa de doar”, explicou.

A reestruturação do Hemope também prevê a compra de três unidades móveis para coleta de sangue nos hemocentros do Agreste, São Francisco e Recife. São ônibus adaptados, com consultório médico e capacidade para realizar, cada um, 80 coletas por dia. “Esse investimento é para que nós possamos atender a demanda em curto prazo, sem precisar do apoio dos centros privados de sangue que ainda existem”, justificou Divaldo Sampaio, diretor-presidente do Hemope.

Técnico em segurança do trabalho, Ricardo Silva, 55, doador há 32 anos, foi homenageado durante a solenidade por ter realizado 100 doações de sangue para o Hemope. Ainda em recuperação de uma cirurgia de hérnia de disco, Ricardo explica porque nunca parou de doar. “Um filho meu precisou de sangue e eu também. Para minha cirurgia só consegui dois doadores, mas o Hemope colocou as bolsas que faltavam. E sei também que meu pequeno gesto pode salvar vidas”.

Também vão ser construídos mais cinco hemocentros nos bairros das Graças e do Derby e nos municípios de Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Palmares. Outras nove unidades hemoterápicas serão reformadas e vão receber novos equipamentos, uma na capital e oito no interior (Petrolina, Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Ouricuri).

            A recuperação desses hemocentros é uma forma de interiorizar o atendimento do Hemope. “É fundamental ter uma política de sangue no estado todo, para que tenhamos nas diversas regiões pequenos hemocentros não só de coleta, mas também de diagnósticos de doenças do sangue”, explicou Eduardo. A Fundação também vai ganhar um novo sistema de informática e um controle de Gestão da Qualidade, buscando a certificação da área do sangue do Estado.


CONCURSO – A ampliação dos serviços do Hemope vai demandar mais mão-de-obra e, por isso, o Governo do Estado realizará um concurso público para o preenchimento de 281 vagas. Há 16 anos o Hemope não abre um certame para a contratação de novos profissionais. O edital com os detalhes do concurso será lançado no ano que vem.

As oportunidades são para 11 especialidades: assistente social (24), biomédico/farmacêutico (30), enfermeiro (51), fisioterapeuta (2), médico (34), nutricionista (4), psicólogo (1), técnico em enfermagem (69), técnico de laboratório nível médio (47), auxiliar de laboratório (17), auxiliar de saúde bucal (2).

Nenhum comentário: