terça-feira, 29 de novembro de 2011

Após Sadia e Perdigão, Pernambuco recebe outra fábrica da Brasil Foods

Pernambuco foi o local escolhido pela Brasil Foods (BRF) para sediar a sua primeira fábrica de margarinas no Nordeste. Na manhã desta terça-feira (29), em evento no Palácio do Campo das Princesas comandado pelo governador Eduardo Campos, a empresa anunciou a construção de sua terceira planta no estado e a segunda no município de Vitória de Santo Antão.

A unidade irá produzir as margarinas Qualy, Deline e Claybom. A BRF está investindo R$ 140 milhões para gerar 150 empregos diretos e cerca de 350 indiretos. As obras da nova fábrica começam em janeiro de 2012 e a operação se dará 12 meses depois. A linha de produção terá capacidade inicial de envasamento de 8 mil toneladas/mês. A expectativa da empresa é de dobrar o seu faturamento em Pernambuco e atingir a marca de R$ 450 milhões por ano até 2015.

Em discurso, o governador enalteceu que a fábrica de margarinas foi o primeiro grande investimento anunciado pela Brasil Foods desde que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) autorizou a fusão da Sadia com a Perdigão em julho deste ano. “Isso com certeza consolida a presença dessa empresa tão importante para o Brasil aqui em Pernambuco e nos ajuda a gerar oportunidades de trabalho, e a garantir um ritmo da economia acima do brasileiro”, destacou Eduardo, informando que o Governo do Estado agora vai prospectar empresas de embalagem para que se instalem ao lado da fábrica de margarinas.

A Sadia e a Perdigão estão presentes em Pernambuco desde 2009. A primeira emprega 1.100 pessoas na sua fábrica de embutidos de Vitória de Santo Antão e a segunda gera mais 300 postos de trabalho na unidade láctea de Bom Conselho. Abastecer o mercado do Norte e do Nordeste é o principal objetivo da nova planta, mercado que atualmente é atendido por uma unidade da BRF do Paraná e outra de Minas Gerais. Essa mudança significa mais competitividade ao produto, ou seja, um preço mais barato para o consumidor final.

Para o Vice-Presidente de Assuntos Corporativos da Brasil Foods, Wilson Mello, dois fatores foram fundamentais para a escolha de Pernambuco: “É um aposta feita no consumidor nordestino e no estado que reúne todas as condições para que o empresário possa empreender. Como empresa, tomamos decisões baseadas em aspectos financeiros, mas também estruturais e de relacionamento. Não vamos investir em lugares onde não somos bem tratados. Pernambuco sempre esteve com as portas abertas para a BRF, então nos pareceu natural que, ao investir numa nova fábrica de margarina, que esse investimento fosse feito aqui”, disse Wilson Mello.

O prefeito Elias Lira também ressaltou a parceria com o Estado. “Hoje, Vitória de Santo Antão é uma cidade com quase 30 indústrias, graças a um governo que veio com a decisão de apostar no desenvolvimento, com uma visão de trabalhar para todo Pernambuco”, afirmou Lira.

Nenhum comentário: