segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Intensivo de língua estrangeira na rede estadual já começou

Na tarde desta segunda-feira, 21/11, o governador Eduardo Campos fez questão de ir à Escola Estadual Helena Pugó, no bairro Bongi, para prestigiar o primeiro dia de aula do curso intensivo de inglês do Programa Ganhe o Mundo. Lançada no último 03, a iniciativa oferece um ensino aprofundado do inglês ou espanhol e a oportunidade de estudar no exterior para os alunos que mais se destacarem na sala de aula.
A partir de hoje, o Ganhe o Mundo passa a atender 24 mil alunos (20 mil para inglês e 4 mil para espanhol) de 273 escolas de 124 municípios pernambucanos. “Esse é um programa que veio pra ficar”, garantiu Eduardo. “Não tenham vergonha de falar errado, porque só se aprende assim. Assistam a filmes sem legendas e ouçam muita música em inglês que vocês estão na idade boa e aprendem com mais facilidade”, completou o governador.
Na Helena Pugó serão quatro turmas de 30 alunos cada. O melhor estudante de cada sala será selecionado para fazer o intercâmbio. Alunos do 1° ano do ensino médio, Andreisson Rodrigues, 17, e Kelly Lindalva, 16, enxergam no Ganhe o Mundo a forma de obter um diferencial competitivo para o mercado de trabalho.
“É uma oportunidade única de aprender mais. Tenho muita vontade de saber coisas novas e sei que isso mais tarde fará a diferença na minha vida profissional”, disse Andreisson. “Vai me ajudar a alcançar o objetivo de arrumar um bom emprego futuramente. Vale muito a pena!”, disse Kelly.
O curso oferece duas horas de aula diárias de segunda a sexta-feira. Os alunos estão recebendo todo material didático para esse primeiro bimestre, que compreende dois livros e dois cadernos de exercícios para os níveis iniciante e básico, além de CDs multimídia.
Sheila Calado trabalha há 10 anos com cursos de língua estrangeira. Responsável pela elaboração do material didático, ela disse que nunca viu um programa com tamanha abrangência “Quem ganha é a população”, disse a pedagoga, parabenizando o Governo de Pernambuco.
De olho no intercâmbio de seis meses oferecido pelo programa, Andrielle Oliveira, 17, revelou-se bastante ansiosa. Ela confessou que tem procurado saber tudo sobre a rotina dos estudantes brasileiros no exterior. “Fico vendo na internet vídeos que contam as experiências dos intercambistas. Sonho com isso!”.
Em maio serão selecionados os 800 alunos do curso que mais se destacaram nas aulas. Após a seleção, eles vão passar por um período preparatório – que inclui acompanhamento psicológico – até embarcarem para o exterior. Os contemplados terão passagens, seguro saúde e estadia gratuitos. Além disso, receberão uma ajuda de custo de US$ 300 dólares por mês.
Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia serão os países de destino dos estudantes que forem estudar inglês. O Governo do Estado está finalizando os entendimentos com a diplomacia de países como Espanha, Chile e Uruguai para que recebam os estudantes do espanhol. O Governo do Estado está investindo R$ 50 milhões no programa Ganhe o Mundo.

Nenhum comentário: