quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sudene e Governadores do Nordeste discutem desenvolvimento regional

Governadores do Nordeste reúnem-se no Recife para discutir assuntos de interesse comum. O encontro se realiza nesta quinta-feira (10/11), a partir das 10h, no Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), na sede da instituição, na Cidade Universitária.

O governador Eduardo Campos vai aproveitar o encontro para colocar em discussão a criação de mecanismos de renúncia fiscal que ajudem a consolidar o processo de industrialização do Nordeste.

O tema já foi abordado em conversa com alguns governadores – como o baiano Jaques Wagner – e com o a própria presidenta Dilma Roussef e deverá ser mais debatido hoje. Mesmo com a existência de instrumentos de financiamento com o fundo Constitucional do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do nordeste (FDNE) é consenso que a eliminação das desigualdades passa pela concessão de vantagens que possibilitem a implantação de grandes empreendimentos industriais na região.

“Hoje há uma grande concentração de indústrias de grande porte no sudeste do país. No setor automotivo, por exemplo, há somente três projetos no Nordeste, entre implantados e em implantação, enquanto 86,2% da indústria automobilística, por exemplo, se concentra no Sul e Sudeste”, comentou Eduardo.

Nenhum comentário: