quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Audiência Pública na Alepe debate mobilidade para os próximos anos da Região Metropolitana

Planos de Mobilidade para os próximos anos na Região Metropolitana do Recife e transporte público de qualidade foram algumas das propostas discutidas na 5ª Audiência Pública de Mobilidade Urbana, promovida hoje (17)  pela Comissão de Mobilidade Urbana da Alepe, que tem como presidente o deputado Estadual e vice-líder do Governo, Silvio Costa Filho (PTB). O debate contou com a presença dos Deputados Estaduais Ricardo Costa e José Maurício, o Prefeito Elias Gomes, Milton Blotter representando a Prefeitura do Recife,  representantes da CBTU, CTTU, DETRAN, DER, CPRH, IAB, Grande Recife, Sindicato, Instituto Brasileiro de Arquitetura, vereadores , Secretário de trânsito de Camaragibe, dentre outras entidades da sociedade civil organizada.   

O Prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes, parabeniza a iniciativa da Comissão e do Deputado Silvio Costa Filho em construir e colaborar com as políticas públicas através da Mobilidade Urbana: “ Esse tema é muito importante para a sociedade metropolitana, que possui hoje 14 municípios, e sabe-se que não existe um planejamento para o trânsito, isso gera um vazio inexplicável no espaço metropolitano e traz consequências para o trânsito do Grande  Recife. Não se pode tratar de mobilidade pensando apenas em vias, avenidas e paradas de ônibus. O transporte coletivo de massa é a questão, devemos ter transporte público de qualidade com a integração do Consórcio do Grande Recife, pois cada vez mais automóveis são vendidos, um total de 69.000 por ano na Região Metropolitana. 
Precisamos inverter esse raciocínio, mais ações precisam ser desenvolvidas”. O prefeito acrescenta também que a prefeitura de Jaboatão irá investir 250 milhões em obras nos próximos quatro anos.

Representando a prefeitura do Recife, Milton Blotter fala do Planejamento de Mobilidade para os próximos 30 anos : “A prefeitura hoje consegue trabalhar com uma visão estratégica decorrente de ações estruturadoras do Plano Nacional de Mobilidade para os próximos 30 anos que vão do nível estruturador como as obras da Via Mangue ao Capitão T Mudo. O plano prioriza os sistemas dos corredores com ações estruturadoras de curto prazo e traz a melhoria da sinalização, da modernização dos semáforos, do recapeamento de vias, eliminação de giros à esquerda dos corredores.” Milton Blotter acredita também que a Lei das Calçadas deve ser redescutida.

Silvio Costa Filho diz que os gestores devem refletir a questão do trânsito : É de fundamental importância que os gestores municipais façam uma reflexão sobre a necessidade de maiores investimentos em obras e ações para a mobilidade urbana. É perceptível que dos 14 municípios da Região Metropolitana, poucos têm ações concretas em Obras Viáras , de novas ciclovias, da preocupação com os pedestres em relação às calçadas e a iluminação pública e educação para o trânsito, tendo em vista que mais de 20% da população da Região Metropolitana anda a pé diariamente. Vejo com preocupação a falta de compromisso de alguns gestores públicos com o tema que é prioritário para as grandes metrópoles. Não há desenvolvimento sustentável se não houver melhoria no transporte público”, acrescenta.

O Consórcio Grande Recife, representado por Ivana Vanderley, Coordenadora de Planejamento, prioriza os corredores, visto que hoje circulam cerca 800.000 automóveis na Região Metropolitana e 385 linhas de ônibus, destacando também a importância da revitalização do Fidem, que é  um órgão metropolitano que planejou no ano de 1985 o que o consórcio está realizando hoje. A Comissão de Mobilidade irá agendar uma visita com a Diretoria do Fidem e ao Reitor Anísio Brasileiro da Universidade Federal de Pernambuco.

Nenhum comentário: