quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Eduardo entrega cisterna do programa Pernambuco Mais Produtivo em Sanharó‏

A primeira cisterna do Projeto Pernambuco Mais Produtivo chegou ao Agreste do Estado. O governador Eduardo Campos fez a entrega do equipamento no distrito de Cajueiro II, em Sanharó, nesta quarta-feira (28/11), em solenidade realizada com a presença de quase 400 agricultores. Participaram do encontro a primeira dama, Renata Campos, o secretário da Agricultura, Ranilson Ramos, e o prefeito sanharoense, César Augusto.

Ao todo, o projeto está orçado em R$ 165 milhões – um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social – e prevê a construção de 15.500 Cisternas Calçadão, com capacidade de 52 mil litros. Dessas, 150 são para o município de Sanharó.

“Estamos vivendo um tempo de estiagem muito duro, a pior dos últimos 70 anos, e precisamos legar as próximas gerações ações que pensem o futuro. Em 2007, tínhamos 30 mil cisternas no mundo rural. Em quase seis anos de governo, chegamos a 60 mil”, destacou o governador.

Sanharó vai receber também 1.061 cisternas de 16 mil litros, previstas no novo convênio entre Ministério do Desenvolvimento Social e ProRural. O programa visa ampliar o acesso à água para melhorar a capacidade produtiva de 17.080 sistemas familiares, atendendo aproximadamente 85.400 pessoas.

O programa contempla ainda a construção de mil terreiros de secagem, 150 tanques de pedra, 40 cisternas telhadão, 40 barreiros lonados, a realização de nove seminários regionais, 50 visitas de intercâmbio, além da capacitação de 17 mil pessoas, em todo o Semiárido pernambucano. “Essa é uma ação integrada com foco em dois eixos fundamentais, a inclusão dos serviços de acesso à água e a inclusão produtiva. É um esforço na busca da universalização do serviço no mundo rural”, afirmou Ranilson Ramos.

Abastecimento - Na ocasião, o governador assinou ainda um convênio no valor de R$ 690 mil para a construção de uma nova adutora para o abastecimento d’água da comunidade de Boi Manso, também em Sanharó. Cerca de 450 famílias rurais serão beneficiadas com a ação. “Esse é um passo muito importante para a vida de muitos, principalmente mulheres e crianças, que terão suas vidas afetadas diretamente”, disse Neilda Pereira, da Organização da Articulação do Semi-Árido.

“Nossa atitude é de não se afastar do problema, mas de enfrentá-lo. Vamos seguir firme e realizar essa travessia até, se Deus assim permitir, as chuvas do mês de março”, ressaltou Eduardo, garantindo que voltará à região na próxima semana com novas ações.

Nenhum comentário: