quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Políticas Públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural são debatidas no XI Confaser‏

A Gestão e Financiamento de Serviços da Ater Pública foi o tema central do 4º painel do XI Congresso Nacional dos Trabalhadores de Assistência Técnica e Extensão Rural do Setor Público – Extensionista Ruy Carlos Ramos, discutido na manhã de hoje (21/11), no Centro de Convenções de Pernambuco. A mesa redonda, que atraiu delegações de vários estados brasileiros, contou com as participações da assessora técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adriana Gregolin, e do presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Júlio Zoé de Brito.
Durante a palestra, a representante do MDA ressaltou a importância da Política Nacional de Ater (Pnater) para o fortalecimento da agricultura familiar, destacando que muitos avanços ainda devem ser alcançados na implantação de um sistema de Ater, gratuita e de qualidade, para as 4,8 milhões de famílias que vivem no campo, em todas as regiões do país. “A universalização da assistência técnica e da extensão rural pública, no Brasil, é uma preocupação do Governo Federal e, para que ela ocorra, é necessário vencer sete grandes desafios, dentre eles a acessibilidade ao crédito, a organização das cooperativas e associações, além de uma preocupação especial com a sustentabilidade”, afirmou.
Adriana Gregolin ratificou, ainda, que questões como a agroecologia e a sustentabilidade, têm que sair das fronteiras do campo e serem entendidas pela população dos centros urbanos, além da necessidade de se criar um equilíbrio nas relações de raça, gênero e etnia. Ao final, ela destacou que as chamadas públicas, apesar da necessidade de uma série de ajustes, foi um avanço no sistema de Ater, uma vez que 60% dos agricultores familiares atendidos estão justamente nos estados do Nordeste.
“O extensionista rural precisa ser visto como um educador”, com essas palavras, o presidente do IPA e da Asbraer ratificou a importância do fortalecimento de uma Ater Pública e de qualidade no país que venha a atender as reais necessidades dos agricultores familiares, em todo o Brasil, respeitando as vocações e as peculiaridades regionais. Ele reconheceu os avanços alcançados pelos serviços da assistência técnica e extensão rural nos mais diversos estados brasileiros, mas frisou a importância de que pesquisa e extensão caminhem juntas, de forma a atender as vocações específicas de cada localidade.

Nenhum comentário: