quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ações da Secretaria de Agricultura são demonstradas na 71ª Exposição‏

Modelo de dessalinizador e clonagem
 de plantas  chamam a atenção de visitantes


Durante a 71° Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, que acontece até o próximo domingo, 25, no Parque de Exposições do bairro do Cordeiro, no Recife, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) conjuntamente com os órgãos vinculados – Adagro, Ceasa, IPA, Iterpe e Protural, além da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar -, expõem ações executadas pelo Governo do Estado para o meio rural em um estande de 200 metros quadrados.

A demonstração sobre o funcionamento de uma biofábrica, onde é feito o controle de pragas, doenças e a multiplicação de mudas in vitro, acelerando o processo de crescimento da planta, pode ser vista passo a passo com explicações da equipe do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Luidson Oliveira, 22, é estudante do IFPE (Campus Belo Jardim) e acompanhou as explicações “Vi o processo de forma bem detalhada, desde o início até o final, pois essas informações são importantes para mim porque sou filho de pequenos agricultores e repasso tudo para minha família”, disse, acrescentando que assim eles poderão se prevenir contra as pragas e doenças que atacam as plantações.

O IPA também montou uma unidade demonstrativa de beneficiamento de mel, para que os visitantes conheçam todo o funcionamento da cadeia apícola, da criação de abelhas ao envasamento do produto em garrafas e saches. O sistema para retirada do sal de águas salinas por meio de dessalinizadores pode ser visto com os técnicos de infraestrutura hídrica. Com esse equipamento um poço artesiano dessalinizado pode abastecer de 20 a 30 famílias com água potável.


O foco da Secretaria Executiva da Agricultura familiar é o Programa Pernambuco Mais Produtivo, que visa à melhoria da infraestrutura hídrica, aumentando a captação e armazenamento de água da chuva por meio de cisternas. Na Feira da Agricultura Familiar o visitante encontra variados produtos agropecuários e artesanatos produzidos por agricultores familiares.

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) está demonstrando como é realizado o monitoramento de agrotóxico das verduras mais consumidas e que passam por um rigoroso controle de qualidade.

O Instituto de terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) apresenta o Programa Terra Legal na área de regularização fundiária. A Ceasa exibe programas sociais como o Sopa Amiga, destinado a associações carentes que são cadastradas e o Programa Leite de Todos que distribui 106 mil litros de leite para  crianças, idosos, gestantes e nutrizes do estado.

Artgos agropecárias- Dezesseis associações de produtores familiares participam da 71ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados com apoio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF) e do ProRural. Os agricultores familiares e artesãos, mais uma vez,  tem um espaço garantido para exposição e comercialização de seus produtos.
A Feira da Agricultura Familiar está localizada anexa ao estande da SARA e oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer e adquirir os artigos beneficiados por produtores rurais das regiões  do Sertão, Agreste e Zona da Mata. Durante os oito dias de exposição, o visitante vai encontrar uma diversidade de produtos, que vai desde o mel colhido das abelhas brasileiras do município de Exu (Agrodóia), sabonetes feitos à base de extrato e aroma das frutas de Petrolândia (Associação Arte da Nossa Gente), passando pelo trabalho com buchas naturais e filtros de café, até a reciclagem de garrafas pets de Itamaracá.

Nenhum comentário: