sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sustentabilidade também é tema na 71° Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados

Instituições presentes na 71° Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados que segue até domingo (25), no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife, estão demonstrando atividades e produtos de sustentabilidade ambiental, desde programas até a venda de motocicletas elétricas que não poluem o meio ambiente.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) difunde tecnologias alternativas para a diminuição da emissão de gases poluentes, a exemplo da demonstração de como funciona um biodigestor. Quem passa pelo espaço tem a oportunidade de aprender, por meio de uma maquete, os princípios básicos do seu funcionamento. O equipamento reutiliza dejetos de animais e lixo orgânico para a produção de biogás e fertilizantes.

A implantação da Agenda 21 na Região de Aldeia também desperta a atenção de visitantes que tem interesse na preservação do meio ambiente. “A área é muito rica, mas os moradores não sabiam do potencial do lugar e jogavam os dejetos e lixos em qualquer parte”, explica o expositor do projeto, Murilo Filho, acrescentando que está sendo executado um trabalho de conscientização com a população local.

No Espaço da Tecnopec (localizados atrás da pista de julgamento) são realizadas oficinas e palestras com a proposta de mostrar aos visitantes trabalhos executados no campo. Materiais como couro se transformam em bijuterias, sandálias ou blusas. As cordas de palhas naturais descartadas viram chicotes, tecidos em bolsas ecobags – sacolas reutilizáveis -, garrafas pet em brinquedos populares e vassouras.

Helena Cinthya é instrutora do Senar e ministra a oficina de artesanato em couro e afirma que o artesanato é fácil e rápido de aprender. “A duração é  de duas horas e as pessoas saem com vontade de dar continuidade ao que aprenderam, porque podem ter um retorno financeiro”.

A seca tem sido tema das palestras ministradas por instrutores da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe). A permanência do produtor no campo, a qualidade na produção e condições para a comercialização também são assuntos discutidos. As palestras vão até esta sexta-feira (23), das 16h às 18h e as oficinas das 9h às 12h e das 14h às 17h . Todos os eventos são gratuitos.

Nenhum comentário: