terça-feira, 20 de novembro de 2012

Agricultores familiares marcam presença na 71ª Exposição de Animais

Com o apoio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar e
do ProRural, produtores e  artesãos participam do evento

Dezesseis associações de produtores familiares participam até o próximo domingo (25) da Feira da Agricultura Familiar que acontece durante a 71ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque de Exposição do Cordeiro. Apoiados pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF) e do ProRural, os agricultores familiares e artesãos, mais uma vez,  tem um espaço garantido para exposição e comercialização de seus produtos.
O espaço destinado à agricultura familiar está localizado anexo ao estande da SARA e oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer e adquirir os artigos beneficiados por produtores rurais das regiões Agreste, Sertão e Zona da Mata. Durante os oito dias de exposição, o visitante vai encontrar uma diversidade de produtos, que vai desde o Mel colhido das abelhas brasileiras no município de Exu (Agrodóia), sabonetes feitos com base no extrato e aroma das frutas de Petrolândia (Associação Arte da Nossa Gente), passando pelo trabalho com Buchas naturais e filtros de café até a reciclagem de garrafas pets de Itamaracá.
Oferecer a oportunidade de geração de trabalho e renda às famílias rurais é o objetivo principal da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar e do ProRural. “Estamos ao lado dos agricultores-artesãos a fim de promover o fortalecimento desses grupos. O nosso apoio é um estímulo ao empreendedorismo para os agricultores familiares, melhorando a qualidade de vida e a sustentabilidade das famílias do campo”, destaca o secretário e gerente do ProRural, Aldo Santos.
Entusiasmado por sua primeira participação no evento, o agricultor Manoel da Cruz, representante da AGROPAM, agroindústria de beneficiamento de frutas, comemora o volume de vendas já nos primeiros dias da Feira. “Trouxemos licores, doces, geléias e polpas de umbu. E nossos produtos estão sendo bem aceitos”. Localizada no município de Dormentes, a AGROPAM é fruto de parceria com o ProRural, atendendo 65 famílias e beneficiando as comunidades de Pajeú, Água Verde e Maxixeiro.
 “Não abro mão de participar dos eventos apoiados pela SEAF. Comercializei mais de 50% das 800 peças que trouxe, apenas no primeiro dia”. Comemora a artesã Ilga Carvalho. Moradora de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, ela trabalha com sabonetes artesanais e afirma que além das vendas no varejo, sempre recebe grande encomendas nos eventos da agricultura familiar.
Titino Brito também é artesão e expositor, ele considera a Feira como um impulso para a divulgação e vendas do setor. Como coordenador da Associação dos Artesãos de Cerâmica de Tracunhanhém, que trabalha com vasos e decorações de jardim em geral, considera a Feira da Agricultura Familiar como um grande diferencial. “A SEAF e o ProRural, defendem e oferecem apoio ao agricultor-artesão, proporcionando ao público o conhecimento direto com o artesanato pernambucano sem depender de atravessadores”, destacou Britto.

Nenhum comentário: