segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Governo distribui reservatórios d´água no Sertão do São Francisco

No último dia 16, famílias da zona rural de Petrolina, vítimas da estiagem prolongada, receberam das mãos do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, 170 caixas d´água de 1000 litros, de um total de 600, que serão distribuídas na região, dentro dos próximos dias. A entrega ocorreu no Sítio Terra Nova e contemplou, inicialmente, a comunidade de Rio Jardim e os assentamentos de Nossa Senhora de Fátima, Porteiras, Esperança e São Paulo.
 “É com muita alegria que a gente recebe essas caixas d´água do Governo. Muitas famílias não têm, sequer, como armazenar água, e se utilizam de baldes e garrafas de refrigerante”, desabafou a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Josefa Rosa.
Na ocasião, o secretário explicou às donas de casa que esta ação vem para se integrar ao sistema de abastecimento d´água, por meio de carros-pipa. “Ela só irá funcionar se for utilizada de forma adequada, para o consumo humano - na cozinha, para lavar a roupa de casa, tomar banho - evitando o desperdício”. Ele disse que, mediante diagnostico realizado, é possivelmente que uma família consuma, a cada dez dias, 1000 litros de água, justamente a capacidade dos reservatórios e o tempo em que o carro-pipa deverá estar voltando para reabastecer.
A medida, que faz parte das ações do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, criado pelos governos estadual e federal, vai distribuir, no total, 20 mil caixas d’água. A entrega está sendo realizada por agentes da Defesa Civil e técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), seguindo critérios que priorizam as famílias que residem em áreas mais remotas, que não possuem cisterna e que tenham crianças de 0 a 6 anos ou idosos. O cadastramento das famílias a serem beneficiadas está sendo feito pelos conselhos municipais de desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: