terça-feira, 20 de novembro de 2012

Entidades de Ater discutem políticas públicas em Pernambuco‏

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, participaram, ontem (19/11), da solenidade de abertura do XI Congresso Nacional dos Trabalhadores de Assistência Técnica e Extensão Rural – Extensionista Ruy Carlos Ramos. O evento que ocorre até a próxima sexta-feira, no Centro de Convenções de Pernambuco, tem como tema central “Sustentabilidade da Ater Pública para um Brasil sem Miséria”. Na quarta-feira (21/11) o presidente vai debater o tema “Gestão e Financiamento dos Serviços de Ater Pública”.
Além da discussão central, serão debatidos temas como “Pesquisa e Extensão para a Agricultura Familiar”, “Gestão e Financiamentos dos Serviços da Ater Pública” e “Perfil e Qualificação do Extensionista Rural”, entre outros.
Ranilson Ramos destacou, durante a abertura do encontro, a importância do planejamento orçamentário para os serviços de Ater no país. “Em Pernambuco, já multiplicamos em cinco vezes o orçamento para a extensão rural, que atende hoje 100 mil famílias, além da decisão política do governador Eduardo Campos de implantar escritórios do IPA em todos os municípios do Estado”, acrescentou.
Já o presidente do IPA e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Júlio Zoé, ratificou a importância da mobilização política nos estados, de forma que sejam criadas frentes parlamentares que deem sustentação aos serviços de Ater em todo o território nacional.
“É pelas mãos dos extensionistas e, por meio das entidades de Ater, que 85% dos agricultores familiares do Brasil estão tendo acesso a políticas públicas, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Garantia Safra, entre outros.

Nenhum comentário: