O cronograma de implementação do Programa Garantia-Safra 2010/2011 começa a ser divulgado por meio de uma série de capacitações a serem iniciadas a partir desta segunda-feira (09), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, envolvendo os municípios de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. A promoção é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA).
Além das orientações para a safra 2010/2011, cotas municipais para inscrição no seguro, atualização de cadastro, avaliação do Programa na safra 2009/2010 e perda de safra estão entre os assuntos que serão tratados nos encontros que vão reunir representantes dos conselhos municipais de desenvolvimento rural, das secretarias municipais de agricultura e técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
Os encontros acontecem até o dia 13 de agosto nas cidades de Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada e em Afogados da Inganzeira, prosseguindo nos dias 24, 25 e 26 de agosto em Caruaru, Garanhuns e Arcoverde, totalizando 89 municípios pernambucanos do Agreste e do Sertão.
Garantia-Safra – O Programa paga um seguro no valor de R$ 600,00 para agricultores que tiverem perda de safra acima de 50% por estiagem ou excesso de chuvas. Para receber o benefício o agricultor deve se inscrever no Garantia-Safra que tem ainda a adesão do Estado e dos municípios. Pernambuco dispõe de 106 mil cotas para inscrição dos interessados em ter a cobertura do Programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário