Associações de produtores de leite de Bodocó receberão, em sistema de comodato, touros da raça holandesa provenientes do plantel do Instituto Agronômico de Pernambuco. Nesta sexta-feira (27), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, o presidente do IPA, Júlio Zoé e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Santana, assinam, no município, contrato de comodato para a doação.
Serão doados cinco touros, distribuídos entre cinco associações – Associação dos Criadores e Criadoras de Animais de Pequeno, Médio e Grande Porte (Acria), Associação de Produtores de Leite do Programa Balde Cheio (Asprobalde), Associação dos Produtores Rurais do Sítio Carambola e Circunvizinhos, Associação dos Criadores e Produtores de leite do Município de Granito (Associoleite) e Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sítio Duas Lagoas e Sítios Circunvizinhos.
A medida é uma das estratégias do Governo do Estado para recuperar o rebanho perdido com a estiagem, além de assegurar a melhoria genética dos animais. "Isso vai permitir que os produtores trabalhem com animais de alta qualidade genética e elevada produtividade, viabilizando o incremento da competitividade além da redução de custos com forragem e água", explicou Santos.
Segundo o presidente do IPA, Júlio Zoé, em uma situação normal, os animais seriam leiloados pelo IPA, a um preço médio de R$ 10 mil por cabeça. Os associados das entidades farão um rodízio com os touros, o que permitirá o aumento do rebanho com uma alta qualidade genética. Os produtores beneficiados terão que devolver 10 bezerros em um prazo de uma ano.
A produção leiteira pernambucana, que já foi de 2,3 milhões de litros por dia, caiu para 1,2 milhão de litros/dia com a redução do rebanho provocada pela falta de água e alimentação e também pela transferência do gado para outros estados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário