sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Bodocó: IPA cede touros para associações de produtores de leite

Associações de produtores de leite de Bodocó receberão, em sistema de comodato, touros da raça holandesa provenientes do plantel do Instituto Agronômico de Pernambuco. Nesta sexta-feira (27), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, o presidente do IPA, Júlio Zoé e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Santana, assinam, no município, contrato de comodato para a doação.   
 Serão doados cinco touros, distribuídos entre cinco associações – Associação dos Criadores e Criadoras de Animais de Pequeno, Médio e Grande Porte (Acria), Associação de Produtores de Leite do Programa Balde Cheio (Asprobalde), Associação dos Produtores Rurais do Sítio Carambola e Circunvizinhos, Associação dos Criadores e Produtores de leite do Município de Granito (Associoleite) e Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sítio Duas Lagoas e Sítios Circunvizinhos.
 A medida é uma das estratégias do Governo do Estado para recuperar o rebanho perdido com a estiagem, além de assegurar a melhoria genética dos animais. "Isso vai permitir que os produtores trabalhem com animais de alta qualidade genética e elevada produtividade, viabilizando o incremento da competitividade além da redução de custos com forragem e água", explicou Santos. 
Segundo o presidente do IPA, Júlio Zoé, em uma situação normal, os animais seriam leiloados pelo IPA, a um preço médio de R$ 10 mil por cabeça. Os associados das entidades farão um rodízio com os touros, o que permitirá o aumento do rebanho com uma alta qualidade genética. Os produtores beneficiados terão que devolver 10 bezerros em um prazo de uma ano. 
A produção leiteira pernambucana, que já foi de 2,3 milhões de litros por dia, caiu para 1,2 milhão de litros/dia com a redução do rebanho provocada pela falta de água e alimentação e também pela transferência do gado para outros estados.

Nenhum comentário: