sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Arcoverde sedia capacitação do Garantia-Safra 2013/2014

Seguindo o ciclo de capacitações do Programa Garantia-Safra para os anos de 2013 e 2014, na quinta-feira (26), foi a vez  do município de Arcoverde sediar o mini-curso, realizado no Hotel Cruzeiro. O evento, que contou com a participação do secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio, tem o objetivo de informar e planejar um melhor direcionamento para a atuação dos técnicos envolvidos no processo.
Em Pernambuco, foram 126 mil agricultores familiares aderidos ao Programa, que vão receber o benefício em até seis parcelas mensais. “Essa é uma medida para garantir o sustento das famílias em tempos de estiagem. Em um momento difícil, de frustação, o agricultor saber que pode contar com esse dinheiro é muito importante”, ressaltou o secretário. O Garantia-Safra assegura indenização em caso de perda de produção por motivo de seca ou excesso de chuvas.
Este ano, as capacitações apresentam uma novidade, foi incluído também palestras sobre os Planos de Convivência com o Semiárido e sobre o Cadastro Ambiental Rural - CAR. “Nosso intuito é colocar em pauta o debate sobre os Planos para incentivar os municípios a trabalharem integrados no desenvolvimento de ações de convivência com a estiagem. Já o CAR é uma nova tecnologia de cadastro eletrônico das propriedades rurais que será implantado e que precisamos ter conhecimento e discuti-lo”, explicou José Cláudio.
Executado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária – SARA, por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar – SEAF, o mini-curso ainda vai passar pelo Agreste nas cidades de Garanhuns, Caruaru e Surubim. As palestras são destinadas aos técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, conselhos de desenvolvimento locais, sindicatos e secretários municipais de agricultura.

Nenhum comentário: