quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Laura Gomes compartilha experiências no VII Congresso Estadual de Vereadoras

"Mulher na Política" foi o tema abordado no VII Congresso Estadual de Vereadoras, promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) e realizado em Gravatá, que contou com a participação da deputada e secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Laura Gomes na manhã de hoje (19). Ela relatou sua experiência como vereadora em Caruaru, onde atuou durante cinco anos e teve papel de destaque na divulgação da Lei Maria da Penha por meio de elementos da cultura popular, como o teatro de mamulengos e a literatura de cordel.
A Caravana Maria da Penha, inclusive, fez parte da programação do evento. O grupo Mamulengo Gangapé divertiu e alertou as vereadoras presentes, apresentando uma esquete que representava situações do cotidiano de mulheres que sofrem violência doméstica em todo o país. O projeto fazia parte das atividades do mandato de Laura Gomes em Caruaru.

De acordo com a secretária, a iniciativa teve sucesso por conseguir chegar ao entendimento de todas as mulheres que ouviam a mensagem. “Escolhemos o teatro de mamulengos e o cordel por usarem uma linguagem simples, próxima do povo, o que facilitava a compreensão de quem assistia as apresentações. Tenho muito orgulho de ter contribuído para o fortalecimento da lei e saber que muitas mulheres tiveram suas vidas mudadas a partir do estímulo oferecido”, disse.
A presidente da UVP Mulher, Narah Leandro, destacou a importância da participação da mulher no cenário político pernambucano. “Precisamos incentivar mulheres na participação, formulação e implementação de políticas públicas, promovendo a igualdade de direitos. Temos que incentivar nossas mulheres a serem representantes de suas cidades e conquistarem seus espaços", afirmou.
Além das vereadoras presentes, participaram do evento também nessa manhã o prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Martiniano o presidente da UVP, Biu Farias, os deputados estaduais Diogo Moraes e Raquel Lyra, a secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque, a secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, a secretária especial da Executiva Nacional do PSB, Mari Trindade, além da Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Teresa Duere. À tarde, eram esperadas as presenças das deputadas federais Luiza Erundina (PSB-SP), Luciana Santos (PCdoB-PE) e do governador Eduardo Campos, responsável pelo encerramento do Congresso. 

Nenhum comentário: