segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Chapéu de Palha da Pesca Artesanal inicia etapa de capacitações

Serão beneficiados 1281 pescadores artesanais em todo o Estado
Nesta segunda-feira (02), começou o segundo ciclo de cursos do Programa Chapéu de Palha da Pesca Artesanal. De setembro a outubro, a expectativa é formar 1281 pescadores familiares de 23 cidades pernambucanas, em seis áreas distintas ligadas à pesca. O Programa da Secretária de Agricultura e Reforma Agrária - SARA, tem o apoio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar – SEAF/PRORURAL.
“Essa iniciativa visa incentivar os pescadores artesanais a permanecerem na atividade mesmo no período em que a pesca diminui sua intensidade, capacitando-os para que possam exercer o ofício da melhor forma e ter uma renda mensal garantida”, observou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos.
Ainda segundo Santos, esta etapa teve um aumento de 200 vagas em relação à primeira capacitação e a meta é ampliar esse número, incluindo novos municípios. “A cada novo ciclo temos a pretensão de expandir o Programa, isso quer dizer, aumentar o número de pescadores treinados, estendendo o benefício para outras cidades que ainda não foram contempladas”, destacou.
Serão 50 turmas divididas entre os cursos de Acesso ao Mercado de Pescado, Conservação e Beneficiamento de Pescado, Uso de Pescado para o Artesanato, Navegação Náutica com Ênfase na Operação de GPS, Mecânica de Motores Dissel Marítimo e Reparo de Avarias em Embarcações de Fibra de Vidro.
De acordo com o secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio, o modelo adotado para as capacitações privilegia as aulas práticas. “Acreditamos que para uma boa aprendizagem é necessário ter a teoria agregada à prática. Os pescadores artesanais receberão a teoria em sala de aula e, em seguida, vão utilizar os conhecimentos na prática com a supervisão dos professores”, explicou.
PROGRAMA – O Chapéu de Palha é uma ação que envolve cinco secretarias estaduais: Agricultura e Reforma Agrária, Educação; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; Meio Ambiente e Sustentabilidade e Mulher sob a coordenação da Secretaria de Planejamento. Em 2012, os pescadores artesanais foram inseridos nesta iniciativa, abrangendo 57 municípios pernambucanos. Os selecionados no Chapéu de Palha da Pesca Artesanal recebem uma bolsa de até R$ 242,00 - complementar ao Bolsa Família - e como contrapartida participam de cursos de capacitação e qualificação profissional, além de fomento à cidadania.

Nenhum comentário: