sábado, 20 de setembro de 2014

Estudantes participam de peixamento‏

Cerca de 50 alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra, puderam acompanhar de forma representativa, o trabalho de peixamento que é executado no estado dePernambuco pela Secretaria de Agricultura, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF). A ação foi realizada na manhã de ontem (18), no Museu do Cais do Sertão, no bairro do Recife – o museu foi criado com base na vida e obra do cantor e compositor, Luiz Gonzaga e do Sertão. 

Durante o evento, os alunos participaram de uma palestra com o engenheiro de pesca da SEAF, Roberto Maurício e o produtor de peixe, José Bonifácio que explicaram todo o trabalho de criação dos peixes, as técnicas usadas para que eles sobrevivam e possam reproduzir, e sua importância. Em seguida, todos auxiliaram no peixamento, feito no reservatório de água que cruza o museu representando o rio São Francisco. Em Pernambuco, o rio passa por 10 municípios: Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Belém de São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Itacuruba, Floresta, Petrolândia e Jatobá. 

Pernambuco é o único estado do Nordeste que vem fazendo peixamento nos açudes e tem previsto para até o final desde ano, a distribuição de 2,5 milhões de alevinos (peixes recém saídos do ovo). “Nosso trabalho é feito em cima de resultados, tanto social quanto econômico. Estamos cada vez mais aumentando o número de peixamento, visto que a ação melhora a qualidade da água”, explicou o secretário de Agricultura, Aldo Santos.

Nenhum comentário: