terça-feira, 20 de setembro de 2011

Garantia Safra promove capacitação para os municípios do Agreste pernambucano

Durante esta semana a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária está promovendo o ciclo de capacitação do Programa Garantia Safra no Agreste do estado. Cerca de 50 municípios vão estar representados nos encontros realizados nas cidades de Arcoverde, Garanhuns e Caruaru. A programação na região será encerrada no Hotel Vila Rica, em Caruaru, nesta quinta-feira (22). 

 De acordo com o coordenador do Garantia Safra, Ricardo Jucá, a região ainda apresenta uma baixa adesão ao seguro. “A capacitação enfoca a convivência dos produtores com o semiárido, trazendo ao conhecimento das representações dos agricultores familiares uma política pública criada para atender o pequeno produtor inscrito com um seguro pago no caso de perda de safra por seca ou excesso de chuvas”, explica.

Também estão sendo expostas as melhorias do Programa Garantia Safra e ações de combate à pobreza em áreas rurais. “Buscamos envolver os representantes dos conselhos municipais, apresentando as novas diretrizes e as perspectivas dessa ação do Estado de Pernambuco”, reforça o secretário Executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos.  
-
O cronograma de trabalho do Garantia-Safra foi iniciado pelo Sertão, onde cinco capacitações foram realizadas envolvendo 52 municípios. “Mais de 400 representantes de conselhos municipais, sindicatos e associações d
Equipamentos de informática – Por ocasião da realização da capacitação do Garantia Safra, em Caruaru, a Secretaria de Agricultura Familiar também fará a entrega de equipamentos de informática para associações dos municípios de Sanharó, Pesqueira, Poção, Alagoinha, Camocim de São Félix, Barra de Guabiraba, Sairé, São Joaquim Monte e Toritama. 

Serão entregues 28 impressoras, 09 Estações de trabalho e 09 suportes para gabinete adquiridos pelo Proinfra (Programa de Apoio a Projetos de Infra-estrutura e Serviços em Territórios Rurais). O objetivo é implementar uma rede de comunicação, interligando os nove municípios com as demais localidades.
 
 “Com a ajuda desses equipamentos o trabalho de assistência técnica e extensão rural (Ater) do território será fortalecido e ganha agilidade”, avalia o secretário, lembrando que as ações de desenvolvimento e organização das comunidades passa pelo apoio à inclusão social, resultando na melhoria da renda e qualidade de vida dos beneficiários.

Nenhum comentário: