Apresentar os resultados do Projeto de Fortalecimento das Associações Comunitárias para a Gestão do Saneamento Rural, implementado em 35 municípios da Zona da Mata de Pernambuco, com investimento da ordem de R$ 100 milhões. Com esse objetivo, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, promove nesta quinta-feira (22/09), a partir das 9h00, seminário com as presenças do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e do Gerente Geral do ProRural, José Patriota, para divulgar o balanço das atividades realizadas.
Entre os participantes estão representantes das associações gestoras dos sistemas, das prefeituras municipais envolvidas e de órgãos governamentais que atuam na área de saneamento e recursos hídricos no Estado, a fim de socializar conteúdos, e firmar parcerias para a gestão desses sistemas implantados ao longo de oito anos sob a coordenação do Promata e Prorural.
O projeto Fortalecimento das Associações Comunitárias para Gestão do Saneamento Rural é uma iniciativa do Governo do Estado que priorizou investimentos de infraestrura voltada para o saneamento e a promoção do desenvolvimento sustentável com a construção de pequenos sistemas de saneamento rural (abastecimento d’água, esgotamento sanitário e kits sanitários) e na formação das Associações de Serviços Comunitários – Asseco, em 102 comunidades rurais da Zona da Mata de Pernambuco.
A implantação dos sistemas foram delegadas às associações comunitárias, bem como a responsabilidade da gestão e o controle social do empreendimento. Atualmente, como parte do processo de consolidação do modelo de gestão comunitária dos sistemas de saneamento, o Governo do Estado, vem investindo em ações junto às associações gestoras em suas localidades, através de capacitações (oficinas de educação ambiental, aulas teóricas e práticas em gestão financeira e operação dos sistemas) e acompanhamento presencial com visitas técnico-sociais e de engenharia.
O Gerente Geral do ProRural, José Patriota,explica que do ponto de vista da autogestão, o projeto de Fortalecimento das Associações Comunitárias vem imprimindo resultados significativos à organização político-administrativa e financeira das associações gestoras. “Se tratando de um modelo sustentável, esses são investimentos onde o serviço de saneamento se realiza sob esforços da comunidade e do Governo para viabilizar a acesso das populações rurais à água tratada e ao esgotamento sanitário”, destacou.
Seminário Gestão dos Sistemas de Saneamento Rural na Zona da mata de Pernambuco
Data: 22/09/2011
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Círculo Militar do Recife
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário