quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dinamismo e participação ativa marcam a I Conferência Municipal da Juventude de Bodocó


Dinamismo, alegria, discussões e participação ativa, definem a I Conferência Municipal da Juventude de Bodocó, realizada pela Prefeitura do município, através da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Segurança Comunitária, na última terça-feira (30).
“Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil”, com este tema, o evento buscou articular, planejar e executar as políticas públicas voltadas para a juventude, visando garantir os direitos dos jovens bodocoenses.
Palestras, trabalhos de grupo, apresentação e votação de propostas, eleição de delegados, leitura do regimento, além de dinâmicas e apresentações culturais, integraram a programação.
Estiveram presentes no evento, a secretária municipal de Cultura, Juventude, Esporte e Segurança Comunitária, Iana Claudia, a primeira dama e secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Héldna Alves, o representante da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco, Gilmar Dias, os facilitadores, Kalmarcos Emanuel (professor); Rosany Lócio (bióloga); Danyella Paiva (enfermeira); Jussielmo Bezerra (advogado); Pedro Leonardo (vereador), além de outras autoridades e cerca de 180 jovens.
Cinco eixos integraram as discussões da conferência: Direito ao desenvolvimento integral; Direito ao território; Direito à experimentação e qualidade de vida; Direito à diversidade e vida segura; Direito à participação.
Dentre as propostas formuladas e apresentadas pelos jovens, cinco ganharam destaque: Criação de um espaço cultural com cursos profissionalizantes para os jovens; Criação de núcleo de educação ambiental, voltado para a zona rural do município; Garantir recursos financeiros do Governo Federal para ampliar as ações do Programa Saúde na Escola, para criação do ambulatório do adolescente composto por uma equipe multidisciplinar itinerante no âmbito escolar; Fortalecer a criação de grêmios estudantis nas escolas para reivindicações aos órgãos competentes do município; Garantir recursos junto ao Governo Federal para ampliação de laboratórios de informática nas escolas do município.  As propostas aprovadas serão encaminhadas para a Conferência Estadual da Juventude.
O jovem Antonio Wilson, 16 anos, foi eleito delegado da Juventude, e falou do seu entusiasmo em participar da conferência e de ser um dos representantes da juventude bodocoense: “Este momento foi muito importante porque foi na conferência que mostramos a nossa opinião. O adolescente é um ser que está no centro de todas as decisões. As pessoas acreditaram em mim e por isso tentarei fazer o melhor para representar os jovens do nosso município”, afirmou.
A jovem Ana Raquel de Freitas, 16 anos, também deu sua opinião sobe o evento: “Essa conferência foi muito interessante porque incentivou o jovem a falar, a dizer o que ele pensa, principalmente na elaboração das propostas,” disse.
Para a secretária Iana Claudia, “a conferência foi um momento maravilhoso, e foi também uma grande festa, onde os nossos jovens tiveram a oportunidade de elaborar as suas próprias propostas e discutirem com muito entusiasmo e alegria suas expectativas. A administração do prefeito Brivaldo valoriza os jovens e reconhece a importância das políticas públicas voltadas para a juventude”, afirmou a secretária.

Nenhum comentário: