segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Governador confere atendimento odontológico na UPA do Curado

Lançado na última sexta-feira, o Plano de Saúde Bucal do Estado já está oferecendo atendimento odontológico gratuito e 24h à pessoas como a estudante Edna dos Santos e o funcionário público Washington Soares. Eles foram uns dos primeiros pacientes do consultório dentário implantado na UPA Fernando de Lacerda, no Curado.

O governador Eduardo Campos e o secretário da Saúde, Antônio Carlos Figueira, visitaram o local pela manhã para conferir o primeiro dia de atendimentos. A procura por tratamento foi intensa. Das 07h da manhã às duas da tarde, 16 pessoas já haviam sido atendidas. “A expectativa é que 50 pacientes sejam atendidos a cada dia. Temos uma demanda represada enorme”, explica o coordenador do serviço, Marcelo Cavalcanti.

A UPA do Curado conta com sete dentistas em regime de revezamento, sendo um cirurgião por plantão. Os pacientes são atendidos de acordo com a classificação de risco (os casos mais urgentes ganham preferência). O Hospital Tricentenário, responsável pela gerência da UPA Curado, vai receber R$ 70 mil a mais por mês para custear as despesas com o novo consultório, além dos R$ 858 mil já repassados atualmente.

A estudante Edna dos Santos, 33, vinha com uma dor de dente há cerca de um mês e não tinha perspectiva de quando resolveria o problema. “Estava sofrendo muito com esse dente. Foi quando soube que teria tratamento aqui, aí eu disse: ‘vou lá agora’, aproveitei a oportunidade e aqui estou”, explicou a moradora do Curado, já sentada na cadeira do dentista. 

Também morador do bairro, Washington Soares, elogiou a agilidade no atendimento. “Gostei muito, foi rápido. Se não tivesse isso aqui, teria que pagar quanto pelo tratamento? Adorei mesmo e todos os moradores daqui também gostaram”, comentou Soares. “Sem falar que é 24 horas, não é?”

Até o fim de outubro, mais três UPAs vão oferecer atendimento odontológico: Olinda, Paulista e Engenho Velho (Jaboatão).  Já os hospitais regionais de Palmares, Limoeiro, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, contarão com o serviço até junho do ano que vem.

 “Alguns desses hospitais estão passando por reforma para ter o ambiente adequado para ter atendimento odontológico. Outros já possuem o espaço, mas temos que comprar e instalar os equipamentos e ainda montar as equipes. Então, até junho de 2012, teremos todos os hospitais regionais com atendimento de urgência e emergência odontológica”, garantiu Eduardo.

Nenhum comentário: