domingo, 25 de setembro de 2011

Bodocó sedia II Encontro de Secretários e Diretores de Cultura e Turismo do Sertão do Araripe


Em Bodocó, a tarde desta sexta-feira (23) foi voltada para discutir ações integradas sobre a cultura e o turismo dos municípios do Sertão do Araripe pernambucano. 



O II Encontro de Secretários e Diretores Municipais de Cultura e Turismo do Sertão do Araripe reuniu titulares das pastas e representantes de Bodocó, Ouricuri, Exu, Granito, Trindade e Santa Cruz, além do diretor de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Carlos Carvalho, do assessor de Articulação Institucional do Sertão da Secretaria de Cultura do Estado, Aristóteles Marques, do diretor de Articulação da Secretaria de Cultura, Claudemir Souza, do gerente técnico da Casa Civil e assessor para os Sertões do Araripe e Central, Maurílio Sampaio e o secretário Executivo do Consócio Intermunicipal do Sertão do Araripe, Walder Farias. 



O encontro teve o objetivo de discutir estratégias e soluções voltadas para o fortalecimento da cultura e do turismo da região do Araripe, que abrange os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Granito, Ouricuri, Moreilândia, Trindade, Santa Filomena e Santa Cruz.


A pauta das discussões contemplou assuntos como a criação do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo do Araripe e investimentos na interiorização da cultura e turismo do Sertão do Estado.


O assunto mais discutido foi a criação do consórcio, o qual primordialmente viabilizará as ações  voltadas para o Centenário de Luiz Gonzaga, que será realizado em dezembro de 2012 na cidade de Exu. A necessidade de estruturar este evento foi muito ressaltada pelos participantes. 



Titulares das pastas de Cultura e Turismo do município de Bodocó, a secretária Iana Cláudia e o secretário João Humberto Aires, enfatizaram a necessidade de desenvolver ações planejadas para criar um movimento organizado em torno das políticas públicas de cultura e turismo no Sertão do Araripe.



Para a secretária Iana Claudia, “o encontro foi bastante favorável para o fortalecimento da cultura e do turismo no Araripe, os quais precisam ser mais reconhecidos por todo o estado. O encontro representou a consolidação da interação das políticas públicas culturais e turísticas voltadas para os dez municípios do Araripe. Assim como, a necessidade de dar visibilidade ao Sertão, tendo como maior representante cultural, o eterno Luiz Gonzaga. Destacamos ainda a nossa satisfação pelo empenho do governo do Estado em participar desse evento de força expressiva, nos mostrando as novas diretrizes políticas e culturais do nosso estado, descentralizado ações e mostrando além de respeito muito orgulho por nossa cultura sertaneja,” destacou.


A próxima reunião já tem data marcada, será no dia 28 de outubro em Ouricuri.

Nenhum comentário: