quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Arcoverde define estratégias para implantação de coleta seletiva

Com o objetivo de dar andamento as ações e formalização das parcerias para o início da coleta seletiva do Projeto Recicla Pernambuco, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB), reuniu-se, nessa quarta-feira (23), com os técnicos do programa, do sociólogo e integrante do Centro Josué Castro, José Arlindo, das secretarias envolvidas (Ação Social e Cidadania, Educação,Comunicação, Serviços Públicos e Desenvolvimento Econômico), além de alguns setores da sociedade civil organizada, como o Sesc Arcoverde e a Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde – ACA.
 
Na reunião, houve a apresentação do planejamento da campanha, proposta da capacitação dos professores e alunos da rede municipal, que irão participar do lançamento da coleta seletiva, assim como, o treinamento de educadores sociais e agentes de saúde. “Arcoverde está na frente de muitos municípios do estado, que nem possuem aterro sanitário, nem associação de catadores”, declarou a técnica do Instituto de Tecnologia de Pernambuco - Itep e socióloga, Monica Luize.
 
A previsão é que a campanha comece a partir do dia 18 de fevereiro, com o porta a porta dos voluntários. O lançamento oficial deve acontecer no início de março, quando haverá uma passeata com as escolas municipais e particulares e todos os parceiros do Recicla PE, com o intuito de mostrar a importância da coleta seletiva, com faixas, cartazes e panfletos educativos. “Em princípio a coleta seletiva será realizada pelos 22 catadores diariamente no centro comercial (Av. Antonio Japiassu) e na Av. José Bonifácio, no São Cristóvão”, explicou Mônica.
 
Entre os dias 04 e 07 de fevereiro, haverá alguns encontros de treinamentos, como também, reuniões para a sensibilização junto ao empresariado e grandes geradores materiais recicláveis. “É a oportunidade que teremos de mostrar como uma pequena ação pode gerar um grande beneficio ambiental e social”, disse a socióloga.
 
Em Arcoverde, o Recicla PE será contemplado com a aquisição de um caminhão para o transporte do material recolhidos, carroças de coletas, prensa, material de proteção, entre outros. O objetivo é evitar atravessadores e garantir mais recursos para os cooperados da associação dos catadores, além de melhorar as condições ambientais da cidade. “Aqui,  temos um ponto positivo, a participação efetiva da prefeitura, com a qual percebemos o engajamento desde o início e reforça a ideia de que ao sairmos o projeto terá continuidade”, enfatizou.

Nenhum comentário: